TERESINA (PI): Pacientes devem ficar atentos aos sintomas de Tuberculose

Salvar imagem

LOC: Diagnóstico e tratamento rápidos continuam sendo um desafio no combate à Tuberculose. Médicos e pacientes precisam ficar atentos à tosse por mais de duas semanas, perda de peso, febre e falta de apetite.
O Piauí registra uma média de 18 casos de Tuberculose a cada 100 mil habitantes. Apenas em Teresina, 259 pessoas tiveram confirmação da doença.
O Ministro da Saúde Ricardo Barros recomenda que os profissionais de saúde fiquem atentos aos sintomas da doença e solicitem exames para diagnóstico e tratamento mais rápidos, como explica a coordenadora do Programa Nacional de Combate à Tuberculose, Denise Arakaki.

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

“Toda vez que o indivíduo tem tosse por mais de duas ou três semanas e procura uma unidade de saúde, a enfermeira ou o médico devem suspeitar de tuberculose e vão orientar essa pessoa a coletar um teste de escarro ou catarro. Esse escarro será examinado e no catarro a gente pode visualizar o bacilo da tuberculose ou pode testar o escarro com testes específicos para ver se o bacilo está nessa situação.”

LOC: Antes de confirmarem que estão com Tuberculose, muitos pacientes demoram a procurar a rede de saúde.
E alguns deles acabam demorando a fazer os exames por falta de atenção dos profissionais de saúde. É o caso da dona de casa Maria Creusa, 51. A filha dela, a costureira Mônica Vieira, conta que o diagnóstico da doença só veio mais de um ano depois da primeira onda de sintomas.

TEC/SONORA: Mônica Vieira, costureira.

“Levamos ela ao médico. Fez os exames. Uns médicos disseram que ela estava com pneumonia, outros com isso, com aquilo. Até então, não sabíamos o que era. Passaram uns medicamentos, ela veio a tomar e ela não apresentou mais o ocorrido de escarrar sangue e essas coisas, mas tossia sem parar, direto. Aí a gente estava achando estranho, percebemos que não era gripe. Levamos ela de novo ao médico, para realmente descobrir o que ela tinha. Encaminharam ela para vários médicos, hospitais, até darem o diagnóstico de Tuberculose”.

LOC: A meta do Brasil é diminuir os casos de Tuberculose em um terço da quantidade atual até 2035. Atualmente, são 32 casos a cada 100 mil habitantes.
Mais informações sobre o combate à Tuberculose, acesse o site saude.gov.br.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.