TECNOLOGIA: Parceria vai atender 40% da demanda de medicamentos contra o câncer

Salvar imagem

REPÓRTER: Medicamentos biológicos para tratamento de câncer, artrite e doenças autoimunes vão ficar mais baratos. O anuncio foi realizado nesta segunda-feira (07), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante assinatura do acordo de transferência de tecnologia do medicamento biológico Trastuzumabe. A parceria, realizada entre o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) e a empresa brasileira Axis Biotec, vai atender 40% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa mais de 100 mil doses por ano distribuídas aos pacientes. De acordo com o ministro Ricardo Barros a transferência de tecnologia vai fortalecer o combate a essas doenças.

 

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Esses medicamentos são os que fazem tratamento de artrite reumatoide, degeneração macular, tratamentos que servem também para o câncer em algumas situações. Então os mabes, como nós chamamos, que são os imunobiológicos, eles são medicamentos que têm esta função de melhorar a imunidade da pessoa e ajuda-la a combater todo tipo de ataque de baixa imunidade que provoca câncer, provoca outras doenças”.

 

REPÓRTER: O acordo é uma das etapas da reorganização das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), divulgada no início do ano pelo Ministério da Saúde. Oito áreas serão priorizadas: síntese química, hemoderivados, fitoterápicos, doenças raras, doenças negligenciadas, produtos para a saúde e medicina nuclear, além de biológicos. Para mais informações acesse o portal www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Janary Damacena.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.