Data de publicação: 07 de Agosto de 2017, 19:06h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: Medicamentos biológicos para tratamento de câncer, artrite e doenças autoimunes vão ficar mais baratos. O anuncio foi realizado nesta segunda-feira (07), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante assinatura do acordo de transferência de tecnologia do medicamento biológico Trastuzumabe. A parceria, realizada entre o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) e a empresa brasileira Axis Biotec, vai atender 40% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa mais de 100 mil doses por ano distribuídas aos pacientes. De acordo com o ministro Ricardo Barros a transferência de tecnologia vai fortalecer o combate a essas doenças.
SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.
“Esses medicamentos são os que fazem tratamento de artrite reumatoide, degeneração macular, tratamentos que servem também para o câncer em algumas situações. Então os mabes, como nós chamamos, que são os imunobiológicos, eles são medicamentos que têm esta função de melhorar a imunidade da pessoa e ajuda-la a combater todo tipo de ataque de baixa imunidade que provoca câncer, provoca outras doenças”.
REPÓRTER: O acordo é uma das etapas da reorganização das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), divulgada no início do ano pelo Ministério da Saúde. Oito áreas serão priorizadas: síntese química, hemoderivados, fitoterápicos, doenças raras, doenças negligenciadas, produtos para a saúde e medicina nuclear, além de biológicos. Para mais informações acesse o portal www.saude.gov.br.
Reportagem, Janary Damacena.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev