Foto: Divulgação/Brasil Mineral
Foto: Divulgação/Brasil Mineral

Software automatiza qualquer veículo de mineração

O hardware usado para fornecer automação requer apenas pequenas modificações no veículo e é semi-permanente, e pode ser colocado em outro veículo

Salvar imagem

A empresa de automação de veículos ABD Solutions acaba de lançar o Indigo Drive, um ecossistema de software que permite que qualquer veículo de mineração seja automatizado de forma rápida e econômica. A expectativa é que o Indigo Drive transforme o setor de mineração e reduza o impacto de uma força de trabalho em declínio por meio de frotas de veículos automatizadas. 

A Associação de Mineração do Canadá estima que 10.000 novos trabalhadores por ano sejam necessários para a próxima década para preencher novos cargos e substituir os atuais. Da mesma forma, o Australian Minerals Council prevê um déficit de 86.000 trabalhadores. "O que diferencia o Indigo Drive é que ele pode ser instalado em veículos já em uso, de modo que a autonomia pode ser alcançada muito mais rapidamente e requer um investimento significativamente menor do que a substituição de toda a frota", disse Matthew Price, diretor administrativo da ABD Solutions. “Os veículos permitirão que as operações no local fiquem mais simples, eliminando o tempo de inatividade e atrasos causados pela falta de pessoal, além de garantir a continuidade do projeto. A indústria também se torna mais segura, ao limitar a exposição do motorista a ambientes extremos e perigosos.”

O Indigo Drive contém uma interface de software amigável para planejamento de rotas até a tecnologia necessária para criar movimento (como drive-by-wire e robôs de direção), comunicação (Rádio, V2X, GPS/GNSS), detecção de obstáculos (LiDAR, câmera, radar) e saúde e diagnóstico do veículo (OBD2, telemetria, sensores), o que está incluído e pode ser adaptado aos veículos e ambientes específicos. A arquitetura modular permite fácil integração com sistemas já em uso, como software de gerenciamento de frotas, o que significa que a criação de frotas sem motorista pode ser mais rápida e fácil do que nunca.

Além de melhorar a segurança, com a automação, o Indigo aumenta significativamente a produtividade e permite que os veículos operem por mais tempo, além de reduzir o consumo de combustível e as emissões, o que tem custos de funcionamento e benefícios ambientais. “Trabalhamos com nossos clientes para fornecer sistemas sob medida para seu ambiente, avaliando o nível e o tipo de automação necessários, permitindo a transformação da frota sem investimento em novos veículos, maximizando o retorno dos ativos de alto valor existentes”, disse Price. 

O hardware usado para fornecer automação requer apenas pequenas modificações no veículo e é semi-permanente, permitindo que ele seja movido de um veículo para outro caso os requisitos mudem ou se o veículo precisar de manutenção. O equipamento não é intrusivo para permitir que o motorista assuma o controle enquanto está instalado, aumentando significativamente a flexibilidade operacional do veículo. Em um ambiente de mineração onde as tarefas são muitas vezes repetitivas, toda a frota pode ser sincronizada para maximizar a produtividade e a eficiência. O software de planejamento de tarefas garante que os veículos sigam as rotas mais eficientes, reduzindo o consumo de combustível e o tempo para concluir as operações. Os veículos que podem detectar obstruções podem comunicá-las ao sistema de gerenciamento de frota para evitar que outros encontrem o mesmo problema. Uma vez que a obstrução tenha sido sinalizada, o sistema de gerenciamento do veículo pode gerar uma rota alternativa ou um humano pode acessar o veículo remotamente para avaliar imediatamente a situação. 

Um benefício indireto crítico da autonomia do veículo é a digitalização das informações do veículo. Ela cria novos fluxos de dados que são inestimáveis, como a velocidade do veículo, localização, nível de combustível, status de diagnóstico, distância até o alvo, etc., que podem ser retransmitidos por meio do conjunto de ferramentas de gerenciamento do veículo. A análise de dados pode processar automaticamente essas informações para auxiliar nas decisões operacionais, programação de manutenção da frota e planejamento logístico. A ABD Solutions está atualmente realizando uma investigação sobre a possível introdução do Indigo Drive no site Nalunaq da Amaroq Minerals, na Groenlândia. O objetivo é fornecer uma estrutura para a ABD Solutions fornecer as soluções de suporte, software e hardware necessárias para operar uma gama diversificada de equipamentos habilitados para automação.

A empresa também firmou uma parceria de trabalho de longo prazo com a Kyokuto Boeki Kaisha Ltd, uma das principais consultorias de engenharia e gerenciamento de projetos do Japão. A parceria visa acelerar a autonomia nos setores industrial e de mineração naquela região. “O AB Dynamics Group vem automatizando veículos de uma forma ou de outra para fins de desenvolvimento e teste há décadas”, continua Price. “Agora, por meio da ABD Solutions e do desenvolvimento do Indigo Drive, a indústria de mineração pode aproveitar essa experiência para automatizar suas frotas existentes.” A ABD Solutions estará presente na Bauma, a principal feira de máquinas de construção do mundo, em Munique, Alemanha, de 24 a 30 de outubro.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.