Foto: Divulgação/Brasil Mineral
Foto: Divulgação/Brasil Mineral

SGB apresenta Mapa de Recursos Minerais do Oeste de Pernambuco

O documento é a cartografia da região de Salgueiro até Araripina, passando por diversos outros municípios importantes

SalvarSalvar imagem

O Serviço Geológico do Brasil, por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), apresentou o Mapa de Recursos Minerais do Oeste de Pernambuco. O documento é a cartografia da região de Salgueiro até Araripina, passando por diversos outros municípios importantes. O trabalho mostra dados sobre novas ocorrências minerais que possam resultar em novos depósitos com potencial para exploração mineral.

O objetivo é estimular a pesquisa geológica e promover o desenvolvimento do setor mineral na região. Com as informações, o SGB visa fornecer uma ferramenta atraente para gestores públicos e iniciativa privada, incentivando atividades relacionadas à produção mineral, educação e desenvolvimento científico. Além disso, o mapeamento desempenha um papel crucial ao abrir oportunidades para novos empreendimentos e investimentos, contribuindo significativamente para a geração de empregos diretos e indiretos.

O mapa revela descobertas, como ocorrências de ouro na região de Serrita/Parnamirim, novos depósitos de ouro em Verdejante, próximos a sede do município de Salgueiro, novas ocorrências de titânio, associado a ferro, no município de Parnamirim. Entre os produtos que integram o mapa se destaca a tabela das ocorrências minerais, com os dados de localização e status econômico dos recursos, mapas de anomalias de elementos químicos e destaques mineralométricos em sedimento de corrente ativa dos rios, mapas de anomalias megnetométricas e informações sobre as unidades geológicas que hospedam as mineralizações. O mapa pode ser conferido no https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22832.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.