SERGIPE (SE): Casos de Chikungunya diminuem no estado

Salvar imagem

 

LOC: O controle do vírus da dengue, da Zika e da Chikungunya está entre as prioridades de Sergipe, a fim de reduzir todos os casos das doenças. Das três doenças disseminadas pelo mosquito, a Chikungunya é a que teve um numero maior de casos em relação ao mesmo período no ano passado. A secretaria de Saúde do Estado, com o apoio do Ministério da Saúde, segue intensificando as ações em relação combate às arboviroses, e tem recebido muita ajuda da população.

Segundo a Gerente do Núcleo de Epidemiologia de Sergipe, Sidney Sá, apesar dos surtos ainda existirem pelo Brasil inteiro, neste início do ano existem números interessantes para 2017.


TEC/SONORA
: Sidney Sá, Gerente do Núcleo de Epidemiologia de Sergipe.

 “A gente tem observado pelo menos nesses dois primeiros meses do ano um comportamento diferenciado, num comparativo com a mesma época do ano passado. Muito no que diz respeito ao Chikungunya. No ano passado teve um número bastante significativo, nesse ano até que estamos num número bem reduzido.”

LOC: São 80 notificações das doenças, sendo apenas 29 confirmadas. Na mesma época, em 2.016, foram notificados 2.160 casos, com 1.505 confirmações.  Mesmo assim, muitas cidades ainda preocupam por terem um grande fluxo de pessoas, turistas, serem cidades litorâneas. Outro fator importante é a época das chuvas que se inicia neste mês de abril, fazendo com que os cuidados sejam redobrados para não deixar com que o mosquito volte a ganhar força no cenário nacional. Sidney também fala que ações estão sendo elaboradas para otimizar o serviço do estado nessa campanha.

TEC/SONORA: Sidney Sá, Gerente do Núcleo de Epidemiologia de Sergipe.

“Estamos desenvolvendo uma ação de mobilização com a secretaria de Inclusão Social. É uma mobilização no estado todo, com todas as secretarias de Inclusão Municipais desenvolvendo ações nos seus municípios, então toda essa parte de mobilização, de prevenção, de controle, de estar chamando a população. É isso que o estado de Sergipe vem trabalhando.”

LOC: Mesmo com todas as boas notícias de quedas nos números fornecidos pela secretaria de Saúde do Estado de Sergipe, o maior agente de controle e combate ao mosquito é a população. É importante ter a consciência que essas doenças sejam tratadas da melhor maneira possível para que o combate ao mosquito tenha sucesso, não só na sua cidade, como em todo o estado.

Você tem feito a sua parte? Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.