SERGIPE: Municípios do estado receberão recursos adicionais para investir no combate ao mosquito da Dengue

Segunda parcela do recurso será repassada apenas a municípios que cumprirem levantamento exigido pelo Ministério da Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Cerca de um milhão e oitocentos mil reais serão repassados pelo Governo Federal aos municípios sergipanos. O dinheiro tem que ser usado no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A verba vai direto do Ministério da Saúde para as prefeituras, e elas terão que investir no controle da infestação do mosquito. A gerente do Núcleo de Endemias do estado de Sergipe, Sidney Sá, orienta os gestores municipais sobre como aplicar o dinheiro recebido.

 

TEC/SONORA: Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias

 

“Vem um recurso extra em uma hora muito boa para esses gestores que estão assumindo em um momento de contenção de despesas para que se invista. Pode ser em material de campo para os agentes de endemias, material para que os agentes possam se locomover. De repente o município não tem e o agente tenha que visitar a Zona Rural daquele município, que é área onde também tem criadouro.”

 

LOC: A transferência da verba será dividida em duas parcelas. A primeira parcela será recebida por todas as setenta e cinco cidades do estado. Mas a segunda parte só será repassada aos municípios que fizerem o levantamento que mede o índice de infestação do mosquito, e que é exigido pelo Ministério da Saúde. Para o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a medida vai ajudar a população a diminuir o número de casos das viroses que o mosquito transmite.

 

TEC./SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde

 

“Nós queremos evitar a multiplicação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Então, se nós temos menos mosquitos, nós teremos menos pacientes com Dengue, Zika e Chikungunya.”

 

LOC: Até o fim de dezembro do ano passado, cerca de mil e oitocentas pessoas tiveram Dengue e mais de seis mil tiveram Chikungunya em Sergipe. Por isso, é importante que você também entre na luta contra o mosquito transmissor. Evite água parada. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.