SERGIPE: Itabaiana, Areia Branca e Campo do Brito sofrem com infestação do mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunyaé motivo de preocupação para os moradores de Itabaiana. De acordo com levantamento apresentado pelo Ministério da Saúde, a cidade está em situação de risco para o índice que mede o número de focos encontrados dentro da casa dos moradores. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Mendonça, explica como está a situação do município.
 
TEC/SONORA: Carla Mendonça, coordenadora de Vigilância Epidemiológica
“Então, Itabaiana durante o ano de 2016, mesmo com todos os esforços, manteve um índice de alto risco de infestação. No ano, agora no mês de dezembro, o índice de infestação foi de 5,2, o que quer dizer um índice de alto risco.”
 
LOC: E não é apenas a cidade de Itabaiana que está passando por dificuldades na hora de enfrentar o mosquito da Dengue. Areia Branca está em situação de alerta, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Campo do Brito, que fica na mesma região, também está em situação de alerta. É importante lembrar que os municípios ficam próximos um do outro e, se um está infestado, o outro também pode ficar.
Por isso, as Secretarias Municipais de Saúde mandam agentes de endemias para visitar as casas da população e ajudar a eliminar os recipientes que acumulem água parada. Na avaliação da coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Itabaiana, Carla Mendonça, a principal dificuldade em acabar com os focos do mosquito ainda é a resistência da população.
 
TEC/SONORA: Carla Mendonça, coordenadora de Vigilância Epidemiológica
“A maior dificuldade que a gente tem é em relação à população, à conscientização das pessoas. Porque a gente percebe que, mesmo passando a visita, orientando, fazendo o tratamento, quando a gente faz o retorno para a residência, continua na mesma situação. A gente encontra vários focos. E aí a gente recebe a resistência das pessoas em não dar continuidade ao nosso trabalho”.
 
LOC: Para saber mais sobre como você pode armazenar água corretamente e eliminar criadouros do mosquito, basta acessar: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.