SAÚDE: Teste rápido detecta vírus Zika em 20 minutos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para saber de maneira mais rápida se uma pessoa tem o vírus Zika, a Fundação Bahia Farma lançou o primeiro teste rápido para a identificação da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O teste, lançado nesta terça-feira (31), em Salvador, mostra em apenas 20 minutos se a pessoa tem ou não o vírus. Até então, os exames poderiam levar semanas para apresentar resultados.
 
O teste vai ser fabricado na Bahia, mas pretende atender a uma demanda nacional do Ministério da Saúde. A previsão é a de que 500 mil exames sejam produzidos por mês. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, lembra que a forma mais fácil de se proteger contra o Aedes é não deixar o mosquito nascer.
 
SONORA: Antônio Nardi, secretário executivo do Ministério da Saúde
“Não se esqueçam: também devemos fazer a nossa parte, reservando 15 minutos por semana para fazer a ronda na nossa e acabar com os focos do Aedes aegypti. Envolva toda a sua família, amigos e vizinhos nessa luta. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
 
REPÓRTER: A preocupação com o Zika é porque ele pode causar microcefalia em bebês, se a mãe for infectada pelo vírus quando estiver grávida. Até o dia 21 de maio, o Ministério da Saúde confirmou mil 434 casos de microcefalia e outras alterações no sistema nervoso no Brasil. O maior número de casos está na região Nordeste, com mil 273 confirmações. Para saber mais como se proteger contra o mosquito e sobre as doenças que ele transmite, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.