SANTA ROSA (RS): Hemocentro de Santa Rosa conta com doações de outros municípios para manter estoque em dia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O Hemocentro Regional de Santa Rosa é responsável pela coleta de sangue em 52 municípios do Rio Grande do Sul, entre eles a própria cidade de Santa Rosa e os municípios de Três Passos, Três de Maio, Santo Cristo e São Luiz Gonzaga. A gerente do Hemocentro de Santa Rosa, Josiane Rodrigues, fala sobre a importância da coleta de sangue externa realizada em outros municípios.

Josiane Rodrigues, gerente do Hemocentro Regional de Santa Rosa.

“O Hemocentro Regional de Santa Rosa, ele atende 27 hospitais conveniados. São 52 municípios. A importância das nossas coletas externas, que são realizadas nas sextas-feiras, elas conseguem deixar os nossos estoques de hemocomponentes em níveis seguros. Graças a essas coletas, nós conseguimos manter o estoque de sangue. Então, por exemplo, a nossa média de coletas diárias é de 23 doadores, enquanto uma coleta externa, essa média vai para 70 doadores de sangue. Isso representa então 60% da nossa coleta mensal de doadores de sangue. Então essas coletas externas são imprescindíveis para manter os estoques de sangue, de hemocomponentes para esses 27 hospitais conveniados.”

Segundo ela, o Hemocentro de Santa Rosa recebe, em média, 780 doações mensais. A maioria delas é coletada em outras cidades. Uma unidade móvel vai aos municípios próximos toda sexta-feira. Essas ações são responsáveis por aproximadamente 70 doações a cada visita realizada. Silmar de Lima, de 43 anos, é morador de Santa Rosa e trabalha como motoboy. Ele fala sobre a importância de doar sangue.

Silmar de Lima, motoboy.

“Eu acho que não custa nada a gente tirar uma hora a cada três meses, ir lá e doar. Se todo mundo fizesse assim, eu acho que seria melhor para todos que precisam. Eu mesmo me sinto bem, me sinto até melhor do que quem está recebendo, porque eu vou lá, eu saio de lá renovado, converso com as pessoas e explico que eu estou ajudando as pessoas que necessitam. E não vejo dificuldade em tirar uma hora a cada três meses e ir lá. Eu acho que é bom para mim, é bom para o pessoal que recebe. Eu me sinto feliz podendo ajudar os outros. Cada um tem que tentar ajudar ao próximo como a gente pode. Se a gente pode doar com sangue, com alguma coisa, tem que colaborar. Cada um fazendo sua parte.”

Que tal ajudar ao próximo? Doe Sangue e salve vidas. O hemocentro está localizado na Rua Boa Vista, número 401, no centro da cidade. Abre de segunda a quinta, das sete e meia às onze da manhã e da uma e meia às cinco da tarde. O telefone para contato é 3513-5140. Repetindo: 3513-5140. Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre16 a 69 anos. Menores de 18 anos devem levar a autorização dos pais ou responsáveis. Também é preciso ter mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde, além de ter dormido, no mínimo, seis horas nas últimas 24 horas. Doe sangue e ajude a salvar vidas. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.