SANTA CRUZ (RN): Equipes de saúde do município trabalham para aumentar taxas de vacinação contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: Santa Cruz tem um grande desafio até o fim do ano: vacinar todas as meninas com idades entre 9 e 13 anos contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV.A infecção pelo vírus HPV é uma das principais causas do câncer do colo de útero, doença que mata, anualmente, mais de cinco mil mulheres no País. E atualmente, as equipes de saúde do município estão em mobilização para aplicar a segunda dose da vacina nas jovens desta faixa etária. Na cidade, durante a aplicação da primeira dose do ano passado, a adesão foi boa e atingiu 85% das meninas, porcentagem além da meta 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Mas a partir da segunda dose, a vacinação parou de ser distribuída nas escolas e estava disponível apenas nos postos de saúde. A adesão começou a diminuir e este ano o índice foi baixo, apenas 15% das meninas da faixa etária tomaram a vacina, segundo dados do ministério. Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os números mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério. Agora, o objetivo da administração municipal é retornar às escolas para alcançar esse público e deixar as meninas de Santa Cruz livres do câncer de útero e ter um bom índice igual ano passado, como explica Bia Daniela Medeiros, coordenadora da imunização do município.
 
TEC: Coordenadora da imunização do município de Santa Cruz, Bia Daniela Medeiros.
 
 “Nosso grande objetivo é alcançar esse público, principalmente que tomou a primeira dose e não tomou a segunda, porque para que fique realmente imunizada contra o câncer do colo do útero, tem que ser realizada as três doses. Então nós pretendemos alcançar esse público de 85% mais as que entraram na nova faixa etária agora de 9 a 11 anos que não tomaram a primeira dose. Então, pretende-se vacinar muito além do que foi no primeiro momento porque agora nós vamos vacinar as que já tomaram e as que não foram imunizadas.”
 
LOC: A segunda dose da vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde do SUS e em escolas parceiras. Mas para quem não tomou a primeira dose, ainda pode receber. A expectativa é vacinar cada vez mais meninas no município de Santa Cruz, segundo a responsável pela imunização, Bia Daniela.
 
TEC: Coordenadora da imunização do município de Santa Cruz, Bia Daniela Medeiros.
 
“Pretendemos melhorar esse índice e alcançar o número maior que podemos dessas adolescentes.”
 
LOC: Para vacinar, os pais e responsáveis podem levar as jovens às oito Unidades Básicas de Saúde do SUS do município. Como o posto do Centro, do bairro Maracujá, bairro Paraíso, a unidade do DNER e outros. Para vacinar basta comparecer aos postos de saúde com o cartão de vacinação de segunda a sexta-feira de sete às onze horas manhã e de uma às cinco da tarde. A coordenadora da imunização, Bia Daniela conta os benefícios da vacina para a saúde das meninas.
 
TEC: Coordenadora da imunização do município de Santa Cruz, Bia Daniela Medeiros.
 
“A vacina HPV previne o câncer do colo do útero que é o terceiro câncer que mais mata mulheres no Brasil, então é muito importante que essas adolescentes se dirijam até o posto para prevenir, afinal é a melhor opção a prevenção, uma vez que ela toma as três doses da vacina, que ela é distribuída em três doses, ela tá imunizada pelo resto da vida”.
 

 

LOC: No Rio Grande do Norte, o Instituto Nacional do Câncer estima que devam surgir 260 casos do câncer de colo de útero, ainda neste ano. A vacina contra o HPV foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.