Rota da Avicultura Caipira: setor tem potencial gigantesco, diz secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR
“No semiárido nordestino, a produção de galinha caipira ocorre em quase todos os quintais. Estruturar o setor vai garantir mais rentabilidade para as famílias e agregar valor aos produtos", comemorou Adriana Melo.
Seu navegador não suporta áudio HTML5
Para trazer mais desenvolvimento, renda e qualidade de vida para os produtores rurais do Nordeste, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), lançou, nesta sexta-feira (11), em Sergipe, o segundo polo da Rota de Integração Nacional da Avicultura Caipira.
“No semiárido nordestino, a produção de galinha caipira ocorre em quase todos os quintais. Estruturar o setor vai garantir mais rentabilidade para as famílias e agregar valor aos produtos", comemorou a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo.
Em comemoração ao Dia Mundial do Ovo, nesta sexta, também foi realizada a 2ª Oficina Regional dos Polos da Avicultura Caipira do Nordeste, oficializando a criação do novo polo no município de Simão Dias (SE). “Hoje é um dia especial, dia de festa. Lançar essa novidade no Dia Mundial do Ovo marca o respeito que o programa Rotas de Integração Nacional (Rotas), assim como o ministro Waldez Góes e a secretária Adriana, tem com essa atividade. Ao reconhecer e apoiar a avicultura caipira, podemos fortalecer as comunidades rurais, associações e cooperativas, além de ajudar na promoção e inclusão de jovens e mulheres”, declarou o coordenador do Rotas na SDR, Tiago Araújo.Nessa quinta-feira (10), foi realizado o 1º Fórum Estadual do Arranjo Produtivo da Avicultura Caipira para mobilizar o setor produtivo, chamar atenção para o tema e integrar os agentes e as políticas públicas para esta sexta.
O prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana Meneses, comemorou o lançamento. “Em 2025, o município irá incluir os ovos caipiras na merenda escolar, totalizando 20 mil unidades por ano. A prefeitura comprará os ovos dos produtores daqui”, garantiu o prefeito. “Nossos servidores e fornecedores são muito valorizados e queremos dar visibilidade ao comércio local”, concluiu.
Sergipe em desenvolvimento
Com grande potencial para a agricultura e pecuária, o estado de Sergipe não poderia ficar de fora do processo de expansão da avicultura caipira. De acordo com a secretária Adriana Melo, é papel do MIDR apoiar as regiões com indicadores socioeconômicos mais baixos, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do desenvolvimento regional. "Há expectativa de criação de novos polos no Nordeste”, adiantou a secretária. “A produção caipira está presente em todo o País, mas precisamos direcionar nossa atenção aos que têm mais necessidade de amadurecer a cadeia produtiva primeiro", acrescentou.
Para a coordenadora de defesa animal da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Lucyla Flor, a iniciativa do MIDR vai alavancar a atividade no estado. “Essa ação é muito importante porque vai alavancar a avicultura de subsistência. É uma oportunidade para o pequeno criador”, disse. “Esses eventos são importantes, eles dão credibilidade ao produtor rural. Aqui, é possível adquirir novos entendimentos sobre como agregar valor ao seu produto”, completou Lucyla.
O lavrador e produtor rural José Reinaldo dos Santos acredita que a criação da Rota da Avicultura Caipira vai ajudar inúmeras famílias nordestinas. “É possível ter um criatório de galinha em pouco espaço, isso vai favorecer a produção de ovos. Hoje, por exemplo, temos a merenda escolar, que demanda grande quantidade de ovos. Algumas vezes não tem na região e precisa ser sublocado de granjas grandes”, compartilhou o produtor.
Rota da Avicultura Caipira
A Rota da Avicultura Caipira foi lançada, em agosto deste ano, na Paraíba, assim como o primeiro polo. A secretária Adriana Melo pretende estruturar a cadeia produtiva da avicultura caipira com produção dos insumos, produção primária, agroindustrialização e comercialização, fomentando o cooperativismo e o associativismo. "Dentro do programa Rotas, estamos falando de uma rota inédita que busca dar visibilidade a um setor que passa despercebido, mas tem um potencial gigantesco”, destacou Adriana.
A secretária também lembrou que o consumo de produtos caipiras, como ovos e frango, está cada vez mais presente na mesa do brasileiro, principalmente, por ser uma alternativa mais natural e saudável.
Rotas de Integração Nacional
Iniciativa do MIDR para promover o progresso regional, o programa Rotas de Integração Nacional (Rotas) busca promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Ao todo, o programa contempla 13 setores produtivos em 78 polos espalhados pelo País, em todas as regiões. São 18 estados atendidos pelo projeto e mais de 70 mil famílias beneficiadas.
O programa consiste em redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas e, no caso da avicultura caipira, vai gerar oportunidades para a agricultura familiar e para os pequenos produtores rurais.
Para tornar o novo polo da Rota da Avicultura Caipira oficial, o MIDR trabalhou em conjunto com as seguintes instituições: Universidade Federal de Sergipe (UFS), Tabuleiros Costeiros, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cooperativa dos Criadores de Galinhas Caipiras do Estado de Sergipe (Cooavise), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe (Fetase), União Nacional dos Trabalhadores de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Secretaria de Estado de Agricultura Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri).
Fonte: MIDR