RN: Governo Federal autoriza início da construção do Ramal do Apodi
O estado será mais um a receber as águas do Rio São Francisco
Seu navegador não suporta áudio HTML5
Dia de São João é dia de alegria no Nordeste. E neste 24 de junho, a população do Rio Grande do Norte tem ainda mais motivos para comemorar, porque o estado será mais um a receber as águas do Rio São Francisco.
Isso será possível com a construção do Ramal do Apodi, que teve a ordem de serviço para início dos trabalhos assinada nesta quinta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
O presidente Bolsonaro reforçou a importância da água para a população do Nordeste.
"Sou de uma região onde não falta água, mas consigo entender o quanto é valoroso esse bem para vocês aqui da região."
O Canal do Apodi vai beneficiar 750 mil pessoas em 54 municípios. São 32 no Rio Grande do Norte, 13 na Paraíba e outros nove no Ceará. As águas do Velho Chico serão captadas no Reservatório Caiçara, na Paraíba, e vão chegar até o Reservatórios Angicos, já em território Potiguar.
A obra vai consumir quase 1 bilhão de reais em investimentos do Governo Federal. Segundo ele, este é o maior investimento em infraestrutura já feito no estado.
"Vossa Excelência, senhor presidente, está realizando, está abraçando de verdade o Nordeste brasileiro. E a obra que nós estamos fazendo aqui hoje, a Ordem de Serviço. A maior obra que o Rio Grande do Norte já recebeu em toda a sua história."
Para saber mais sobre as ações de segurança hídrica feitas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.