RIO DE JANEIRO: Subsecretário afirma que não é preciso ter medo da vacina contra febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Ministério da Saúde e a Secretaria estadual de Saúde liberaram mais de um milhão de doses da vacina contra a febre amarela para trinta cidades que estão na divisa com o Leste de Minas e o Sul do Espírito Santo, estados em que há casos da doença, inclusive mortes.  O objetivo é impedir que a febre amarela entre no Rio. O problema é que ainda existem pessoas que não se vacinaram por que têm medo ou por não confiarem no medicamento.  O subsecretário de Vigilância em Saúde do estado, Alexandre Chieppe, lembra que as pessoas não precisam ter medo da vacina e garante que a vacina é segura e impede que a pessoa tenha uma doença que pode matar.

TEC./SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde do estado.
“Acho que hoje o setor saúde tem um grande desafio: mostrar que a vacina é bem segura para quem precisa, quem eventualmente está em situação de risco, considerando que a febre amarela é uma doença muito grave, com taxa de letalidade muito elevada. Então é preciso mostrar para as pessoas que ela é muito eficaz para as pessoas que estão sob risco. Mas, de certa forma, a gente está com um certo grau de sucesso na vacinação nessa região. Alguns municípios atingiram cobertura superior a 90%.”


LOC.: De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é a única forma de se evitar a febre amarela. Devem ser vacinadas as pessoas que moram ou que vão viajar para lugares onde há casos da doença ou para região de mata. Quem tomou duas doses com intervalo de dez anos está livre da febre amarela, não precisa mais se vacinar. Se você mora em um município que faz fronteira com Minas Gerais ou Espírito Santo e ainda não tomou nenhuma dose da vacina, ou se vacinou uma única vez, vá até o posto de saúde mais próximo com o seu cartão de vacinação e previna-se. Para outras informações, acesse o portal do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.