O Ministério do Esporte e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres firmaram uma parceria para promover o ensino de técnicas de defesa pessoal para mulheres. A ação ocorre como reação aos números de violência contra a mulher no Brasil. De acordo com o Atlas da Violência 2017, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2015 foram assassinadas 4.621 mulheres. Entre as negras, o crescimento da mortalidade foi de 22% entre 2005 e 2015. A Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, disse que a parceria vai ser mais uma forma de combater os índices de violência contra a mulher brasileira.
"Nós temos dados mostrando que mais de 80% das mulheres se sentem inseguras quando saem nas ruas. E conseguimos este projeto, que é um projeto de defesa pessoal, em que se trabalha não só a questão das técnicas voltadas para este cotidiano das mulheres. Muitas vezes uma agressão dentro de casa ou nas ruas, conversando com o seu namorado, ela é levada a uma agressão e ela não sabe como reagir. Então são técnicas de defesa pessoal voltada para o cotidiano desta mulher."
A iniciativa tem o comando da atleta Erica Paes, campeã mundial de jiu-jitsu e que já desenvolve um projeto de defesa pessoal para mulheres, o Eu Sei me Defender.
Para fazer denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e para orientações sobre direitos e legislação vigente, ligue para 180 e peça para falar com a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. O serviço é de graça e confidencial.
Reportagem, Cintia Moreira.