Foto: Reprodução/MDR
Foto: Reprodução/MDR

Oficina promove troca de experiências para formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano

O objetivo final foi levantar subsídios para a elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, a PNDU

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, concluiu a primeira oficina nacional de formulação dos objetivos de desenvolvimento urbano sustentável. Durante dois dias, representantes do governo federal, de organizações multilaterais e de associações de prefeitos e prefeitas debateram ações que consideram essenciais no desenvolvimento urbano no território brasileiro. O objetivo final foi levantar subsídios para a elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, a PNDU.

O próximo passo será a realização de oficinas nas cinco regiões do País, como explica Laís Araújo, coordenadora-geral de Apoio a Gestão Regional e Urbana do MDR. 

"Além dessa oficina nacional, teremos mais outras cinco oficinas no nível regional em que será possível, através desse processo colaborativo, colher mais insumos técnicos para a construção dos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável".

Sarah Habersack, assessora técnica da Agência Alemã de Cooperação Internacional, a G.I.Z., que é parceira do MDR na construção dos objetivos de desenvolvimento urbano sustentável, comemorou os resultados do encontro nacional. 

"Acabo de sair da primeira oficina participativa da Política inspirada. Quero parabenizar os nossos parceiros do MDR por abrir esse espaço de colaboração, de participação para formular uma agenda pública para as cidades brasileiras do futuro. Uma cidade nos obriga a juntar as pessoas, de pensar além de um setor, juntar diferentes olhares e perspectivas, levar em consideração a diversidade das pessoas, dos espaços, dos territórios, porque só assim podemos achar soluções que fazem diferença".

Para saber mais sobre a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.