Obras de ponte sobre o rio Araguaia devem começar até janeiro

O investimento será de R$ 132 milhões

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

A ponte que vai ligar as cidades de Xambioá, no norte do Tocantins, a São Geraldo do Araguaia, no Pará, deve começar a ser construída até janeiro de 2018 e vai beneficiar mais de 40 mil pessoas. Com extensão de 1,7 mil metros, a ponte, é aguardada há mais de 30 anos pelos habitantes da região e, agora, com a autorização para o começo das obras, o empreendimento deverá ser concluído em três anos. De segunda a sexta-feira, durante 18 anos, a professora Sônia Maria Evangelista sai de Xambioá, Tocantins, para dar aula em São Geraldo do Araguaia, no Pará e faz a travessia do rio por meio de uma balsa. A notícia que será construída uma ponte no local deixou Sônia bem animada.

"100% de vantagem com a ponte. Melhora muito."

De acordo com a prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin, a obra trará grandes benefícios para a região, como a geração de trabalho e renda. A estimativa é que a obra será responsável por 2 mil empregos diretos e outros 3 mil indiretos. E além de trazer melhorias para a vida da população local, será um divisor do desenvolvimento da região.

"Vai ter muita gente trabalhando, vai melhorar o comércio local."

Conhecida como Rodovia Transbrasiliana, a BR-153 é fundamental para o escoamento para a produção que engloba os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, chamada Matopiba. A região tem cerca de 320 mil estabelecimentos agrícolas, distribuídos em 337 municípios e foi responsável por 9,4% da safra de grãos 2014/2015. O presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Projeto Agrícola de Limeira, Antônio Albertino de Oliveira Pereira, também aprovou a iniciativa da construção da ponte.

"Fica bem ais fácil a questão de frete, porque aí você já não paga a travessia de balsa, essa coisa toda, então se torna mais barato."

Quando for finalizada, a ponte vai integrar duas das mais importantes rodovias do País: a Transamazônica e a Belém-Brasília. Para esta obra serão investidos R$ 132 milhões.

Reportagem, Cintia Moreira.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.