NOVA LONDRINA (PR): Secretaria de Saúde divulga bairro com mais casos de Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Os moradores de Nova Londrina têm uma missão importante para cumprir todas as semanas: olhar suas casas e terrenos para ver se não existe nenhum recipiente com água parada, que possa ser foco do mosquito da Dengue.  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Jardim Aeroporto foi o lugar onde mais focos do mosquito foram encontrados. Mesmo assim, a cidade inteira precisa ficar alerta aos cuidados contra o mosquito. É o que explica o coordenador do Controle de Endemias de Nova Londrina, Marcelo Dutra.
 
TEC/SONORA: Marcelo Dutra, coordenador do Controle de Endemias

“Faça uma vistoria. Toda vez que chover, a gente sempre pede aos moradores: no dia seguinte, separe dez, quinze minutinhos do seu tempo.  Faça um vistoria na sua residência; Não espere pelo agente de saúde, agente de endemias fazer a visita. Se cada morador do município de Nova Londrina fizer a sua parte, a gente não teria Dengue, não teríamos surto de Dengue e nem epidemia de Dengue.  Então a gente torce e pede encarecidamente para a população que nos ajude. Com a força de cada morador a gente consegue ir muito além do que  a gente imagina.”


LOC: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 32 agentes de saúde e endemias são responsáveis por visitar as casas da população de Nova Londrina, diariamente, para eliminar criadouros do mosquito. São seis ciclos de visita durante o ano para garantir que a população está tomando cuidado com recipientes com água parada. Ao todo, de agosto de 2015 até julho de 2016, foram confirmados 13 casos de Dengue na cidade. A dona de casa Olídia Rodrigues, de 66 anos, é uma das pessoas que ficou doente. Ela conta que não foi nada fácil lidar com a doença. 
 
TEC/SONORA: Olídia Rodrigues, dona de casa

“De manhã eu acordei com um grosseiro nas coxas, do lado de dentro. Até achei que fosse alergia de alguma coisa que eu tinha comido. Fui e tomei um antialérgico. E aquilo lá começou a arder, queimar e aí começou a esparramar para todo o corpo: barriga, costas, os braços, tudo. Eu fiquei 12 dias com aqueles vergões no corpo. Para eu ter alívio, só de baixo do chuveiro ou então com o ar-condicionado ligado. Ou então minha filha apoiava uma toalha com água e gelo, torcia aquela toalha e colocava a água no meu corpo. Foi meu corpo inteirinho e eu fiquei uns 12 dias daquele jeito”.
 

LOC: Se você conhece algum lugar em Nova Londrina que tem focos do mosquito da Dengue, pode fazer uma denúncia diretamente para o setor de endemias. Basta ligar para: 3432 – 2070. Se você quer saber mais sobre como se proteger da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.