
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Você conhece a crotalária? Apesar do nome estranho, essa planta é um aliado no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Na região Nordeste, esses arbustos são conhecidos como xique-xique ou chocalho. Na cidade de Cianorte, no Paraná, os agentes de saúde que visitam as casas dos moradores estão sempre munidos com saquinhos de sementes de crotalária para distribuir. A supervisora do Programa de Combate à Dengue de Cianorte, Vera Lúcia Craveiro, explica como as plantas agem no combate ao mosquito.
Vera Lúcia Craveiro, supervisora do Programa de Combate à Dengue do município de Cianorte.
“Distribuindo essas sementes, a gente tem como objetivo alertar a população para isso, e uma forma de ajudar também. Porque a crotalária é uma planta que dá uma flor. Essa flor costuma atrair um inseto chamado libélula. A libélula, por sua vez, se alimenta de outros insetos, como mosquitos, pequenos mosquitos. Dessa forma, ela já pode estar fazendo uma predação natural. E também as linfas de libélulas, colocadas em grandes depósitos de água, se alimentam de outras larvas. Come todas as larvas. Então, se tem uma piscina, por exemplo, que tem água parada, que não é tratada, que tá abandonada, se tiver larva de libélula dentro, ela consegue dar conta de eliminar todas essas pequenas larvas. E não deixa desenvolver o Aedes aegypti.”
As sementes de crotalária podem ser plantadas no solo ou em vasos. A distribuição das sementes começou a ser realizada no início deste ano e mais de seis mil porções já foram repassadas à população. O método é totalmente biológico e não utiliza substâncias químicas. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a cidade de Cianorte está seguindo a recomendação da pasta, que incentiva os municípios a desenvolverem métodos alternativos de combate ao mosquito.
Ministro da Saúde, Ricardo Barros.
“Nós temos priorizado também as iniciativas individuais dos municípios. Cada um procura novas tecnologias, adquire novos sistemas. Temos aí a Wolbachia, temos mosquitos estéreis, temos uma série de outras iniciativas, têm armadilhas, tem uma série de coisas que estão sendo feitas e inclusive alguns larvicidas, que funcionam em diferentes etapas da procriação do mosquito. E nós esperamos ampliar a liberdade para que cada município escolha o seu modelo de combate. Até porque assim nós teremos mais facilidade em encontrar experiências exitosas, porque daremos escala aos estudos que cada um faz e precisa ter a oportunidade de colocar em prática para verificar a sua efetividade.”
Não se esqueça: a recomendação do Ministério da Saúde é que você separe alguns minutinhos, toda sexta-feira, para olhar sua casa e ver se não existe nenhum foco do mosquito. Fazendo isso, você garante que ninguém da sua família ou vizinhança pegue Dengue, Zika ou Chikungunya. E, além do mais, você ainda ajuda o trabalho dos agentes de endemias. Participe também e lembre-se de que um mosquito pode prejudicar uma vida. O combate começa por você. Para mais informações sobre o assunto, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE