MONTEIRO (PB): Pneus são recolhidos para acabar com focos do mosquito transmissor

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Monteiro está intensificando o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. E uma das maneiras de eliminar criadouros desse inseto na cidade é recolhendo pneus velhos nas borracharias da cidade. Quando o pneu é jogado em terrenos baldios ou é encostado no canto do quintal, principalmente em época de chuva, ele se torna automaticamente um foco do mosquito. É por isso que um caminhão da Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro passa e recolhe os pneus, levados para reciclagem. O borracheiro Manoel Cabral, de 30 anos, mora no Mutirão. Ele diz que faz o descarte do material e sabe que é importante combater o inseto.

TEC/SONORA
: Manoel Cabral, borracheiro
 
“Fica muito pneu na beira da rua, na calçada. Aí ele passando, recolhendo, fica melhor para a saúde da população.”
 

LOC: O caminhão que recolhe os pneus em Monteiro passa uma vez a cada oito dias. Com o município em situação de risco, a Diretora de Vigilância em Saúde, Silvana da Silva, aposta no resultado da coleta.
 
TEC/SONORA: Silvana da Silva, Diretora de Vigilância em Saúde
 
“Eu acredito que está surtindo efeito, porque há um ano, nessa mesma época a gente já estava com um índice muito alto de casos. Passando com um carro coletor nessas áreas que têm um índice de infestação maior. Eu acredito que isso também surte muito efeito.”
 

LOC: Em monteiro, São Vicente e Bela vista são os bairros que mais sofrem com a infestação do mosquito. 20 agentes de endemias e 60 agentes comunitários de saúde estão ensinando a população a se prevenir do mosquito. No município, 50 pessoas sofrem com a Dengue, que juntamente com a Chikungunya e o VíruzZika deixam a pessoa de cama vários dias, sem conseguir  se levantar para trabalhar. Se você conhece algum lugar que possa ser criadouro do inseto, ligue no 3351-1569 e denuncie. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.