LOC: Já está no Haiti a missão humanitária enviada pelo Governo Federal para dar auxílio à população vítima de terremotos ocorridos nas últimas semanas no país caribenho. A equipe é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e conta com mais de 30 bombeiros militares do Distrito Federal e de outros estados brasileiros.
Coordenador da missão brasileira, Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, conta que o primeiro dia da missão, que terá duração de três semanas, será destinado a cumprir formalidades para a doação de purificadores de água, kits de medicamentos e insumos estratégicos que foram levados ao país caribenho em um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira.
SONORA
"Auxiliamos nos trâmites necessários para a doação dos insumos de saúde ao governo haitiano. Agora a gente está conversando com a encarregada de negócios que responde pela embaixada. Vamos ter uma reunião agora com a ministra para tratar de alguns assuntos relacionados à nossa missão."
LOC: Na cerimônia de partida da missão, no último domingo, o presidente Jair Bolsonaro destacou a rapidez com que foi organizada a missão e seu simbolismo.
SONORA
"Com as Forças Armadas e o nosso corpo diplomático, entre outras instituições, esta missão foi rapidamente programada. Cumprimento este pequeno contingente, mas que tem uma grande missão, um grande simbolismo.”
LOC: Além das doações, a missão brasileira também contribui com especialistas e peritos em busca e resgate de estruturas colapsadas. A ação conta com a parceria dos ministérios das Relações Exteriores, da Defesa, da Saúde e da Justiça e Segurança Pública.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional na área de Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Hermano Freitas