MINUTO DA SAÚDE: Pacientes com Tuberculose devem monitorar a doença mensalmente

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

 

LOC: Doença transmitida por contato prolongado, a Tuberculose, quando diagnosticada e tratada rapidamente, pode ser curada em apenas alguns meses. O processo é totalmente gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Enfermeira e coordenadora Estadual do Programa de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde no Estado do Maranhão, Rosany Leandra Carvalho, explica a importância da prevenção, diagnóstico e ainda ressalta que o estado de saúde da pessoa deve ser acompanhado mensalmente com a realização de exames específicos para o controle de tratamento da doença.

 

 TEC/SONORA:  Rosany Leandra Carvalho, enfermeira e coordenadora Estadual do Programa de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde no Maranhão.

“A partir do momento que tem a detecção, que na verdade é com a realização do exame de escarro, que é a baciloscopia, faz-se a detecção com esse exame e depois todo o acompanhamento desse caso, com acesso à medicação, ao acompanhamento mensal pelos exames indicados. Seguindo todo o protocolo do Ministério da Saúde.”

 

LOC: Se você perceber qualquer indício de tosse constante por mais de três semanas, febre baixa e  falta de apetite, é extremamente importante procurar um médico para o diagnóstico e tratamento da doença. Pode ser Tuberculose. Para mais informações, acesse: saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

 

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

 

 


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.