Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

MDR reconhece situação de emergência em 11 municípios de sete estados

Com o reconhecimento federal, os municípios podem ter acesso a recursos. Em oito delas, a causa foi a estiagem.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 11 cidades do País. Em oito delas, a causa foi a estiagem. Estão nessa situação as cidades de Brumado, Candiba, Lagoa Real e Planaltino, na Bahia. Arvoredo, Concórdia e Cordilheira, em Santa Catarina. E Pedra Preta, no Rio Grande do Norte.

As outras cidades com situação de emergência reconhecida foram Trizidela do Vale, no Maranhão, por conta de inundações. Baião, no Pará, que passou por chuvas intensas. E Dom Cavati, em Minas Gerais, onde foram registrados vendavais.

Com o reconhecimento federal, os municípios podem ter acesso a recursos, como explica Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional.

"Os municípios que tiveram reconhecimento federal de situação de emergência podem fazer a solicitação de recursos para as ações de resposta, que compreendem socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais e também para as ações de recuperação. Os pedidos devem ser encaminhados via S2id, que é a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil".

O S2iD é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Ele pode ser acessado pelo link s2id.mi.gov.br.

Para saber mais, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.