Foto: Divulgação/MDR
Foto: Divulgação/MDR

MDR participa de sessão do Comitê de Política de Desenvolvimento Regional na França

Promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), evento teve início nesta segunda (28) e segue até sexta-feira (3)


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) participa da 47ª Sessão do Comitê de Políticas de Desenvolvimento Regional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (RDPC/OCDE). A reunião teve início na segunda (28) e segue até esta sexta-feira (3), em Paris, na França.

A secretária executiva adjunta do MDR, Alice Carvalho, representou o Brasil no evento. “Nosso País desempenha um papel importante no cenário internacional como formulador de políticas de desenvolvimento regional e essa participação é importante para entendermos de que forma o assunto está sendo tratado nos grupos temáticos da OCDE”, explicou.

“Essa experiência está sendo bastante rica e esperamos também que seja uma oportunidade para aperfeiçoarmos e trazermos novos elementos para as políticas desenvolvidas no âmbito do ministério”, completou a secretária.

O RDPC é composto por quatro grupos de trabalho, que tratam de política urbana, política rural, indicadores territoriais e governança multinível, e se configura com principal espaço de atuação do Brasil na OCDE.

OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é um organismo internacional composto por 37 países e constitui um fórum em que os governos podem trabalhar juntos para compartilhar experiências e buscar soluções para problemas comuns.

Em maio de 2017, o Brasil formalizou sua candidatura ao processo de acesso à instituição como uma estratégia mais ampla de Estado voltada a consolidar o caminho rumo à ampliação do diálogo internacional e ao crescimento econômico sustentável e inclusivo.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, está em Paris, na França, para participar da quadragésima sétima Sessão do Comitê de Políticas de Desenvolvimento Regional. O evento, realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, teve início na segunda e segue até esta sexta-feira, 3 de dezembro.

Alice Carvalho, secretária executiva adjunta do MDR, detalha o objetivo da participação brasileira no evento.

TEC/SONORA: Alice Carvalho

"A participação do Brasil na reunião do Comitê da Política de Desenvolvimento Regional da OCDE tem sido importante para a gente entender a forma como os países membros da OCDE e tanto o contexto internacional tem discutido as políticas de desenvolvimento regional. O que a gente vem buscar é basicamente um entendimento do contexto internacional sobre as políticas que estão sendo discutidas e o tema do desenvolvimento regional. A gente percebe que são contextos bastantes distintos entre os países e o próprio contexto brasileiro, então é importante a gente também trazer a forma como o Brasil tem se preparado nesse processo de acesso à OCDE".

LOC: O Comitê de Políticas de Desenvolvimento Regional é composto por quatro grupos de trabalho, que tratam de política urbana, política rural, indicadores territoriais e governança multinível, e se configura com principal espaço de atuação do Brasil na OCDE.

Para mais informações, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Gabriela Sant'Anna