Data de publicação: 25 de Junho de 2017, 22:27h, atualizado em 12 de Junho de 2017, 07:27h
O objetivo é manter os estoques estáveis em julho, época em que as doações caem por conta do período de férias.
LOC.: Com o período de férias se aproximando, aumenta também a preocupação do Hemocentro de Marabá com as doações de sangue. Nessa época, muita gente viaja e o número de acidentes nas rodovias aumenta. Segundo o diretor do Hemocentro, Fernando Monteiro, em julho os estoques de sangue costumam ficar abaixo do recomendado. Com o objetivo de evitar esta situação, o hemocentro intensifica as campanhas de doação em junho. Uma delas é o “arraial junino”. A festa vai contar com brincadeiras e comidas típicas para os doadores de sangue.
TEC./SONORA: Fernando Monteiro, diretor do Hemocentro.
“Dificilmente a gente consegue manter os estoques com folga. A nossa preocupação maior é essa: atender a demanda. É preciso que a gente estimule nas pessoas a importância da doação de sangue. É um produto que não tem substituto e é muito importante que as pessoas doem.”
LOC.: O Hemocentro de Marabá atende 22 municípios da região. Uma vez por mês a empresária Cleane Machado, 23 anos, sai de Nova Ipixuna, município vizinho que fica a 82 quilômetros de Marabá, para levar a filha de quatro anos ao hemocentro. A criança nasceu com anemia falciforme. A doença foi descoberta por meio do teste do pezinho quando ela tinha dois meses de vida. Durante esse tempo, a família passou por dificuldades. A filha de Cleane só pode receber sangue fenotipado, com os componentes sanguíneos iguais ao dela. Teve dias em que foi necessário esperar a bolsa vir de Belém para fazer a transfusão. Hoje, a viagem que dura em média uma hora e quarenta minutos já não é mais tão cansativa. Cleane conta que faz o caminho com satisfação para tratar a doença da filha.
TEC./SONORA: Cleane Machado, empresária.
“Graças a Deus, hoje, ela está muito bem. Continuo tratando dela muito bem. Todo final do mês eu estou aqui. A alimentação dela é ótima. Se eu soubesse a casa das pessoas que ela tomou sangue eu iria de casa em casa agradecer. Por que graças a essas pessoas minha filha está boa.”
LOC.: Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (os menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. O Hemocentro de Marabá fica na Rodovia Transamazônica, quadra 12, sem número. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das sete da manhã a uma da tarde. O telefone para entrar em contato com a unidade é 3312-9152. Repetindo 3312- 9152. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse, saude.gov.br/doesangue. Ministério da Saúde. Governo Federal.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev