MAMBORÊ (PR): Mais de 300 casos confirmados de Dengue só este ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya não vai dar trégua. A população de Mamboré tem que entrar nesse combate. Para acabar de vez com ele, o poder público e a comunidade precisam trabalhar em conjunto. Segundo a secretaria municipal de Saúde, a cidade está em estado de risco de epidemia com a chegada do Verão. Apesar de não haver registros de Zika e nem de Chikungunya, a Dengue traz preocupações. São quase quatrocentos casos notificados da doença neste ano, sendo que mais de trezentos já foram confirmados. A coordenadora do setor de Endemias do município, Sidneia Zancanaro, relata as principais dificuldades do combate.

TEC/SONORA: Sidneia Zancanaro, coordenadora do setor de Endemias

“A deficiência, acredito,vem da colaboração dos moradores, com questão as separação do lixo, de manter os quintais limpos e coleta de água da chuva e cisternas. Isso dificulta muito. Nós temos muitos loteamentos novos. E, infelizmente, onde não foi construído ainda, se mantém muitos terrenos baldios com muito mato. Onde acaba acumulando lixo.”


LOC: No município, a epidemia do início do ano começou na zona rural e se alastrou para a cidade, principalmente, no Centro 21, importante ponto comercial. Para auxiliar a população sobre como eliminar focos do mosquito, nove agentes de endemias se distribuem pela cidade. Um deles é o Cristian Jacinto. Há quase cinco anos, ele presta esse serviço de prevenção e orientação à comunidade. Para ele, o serviço diário não é uma dificuldade. Mas quando se tem epidemia, aí sim, o trabalho é grande. E para que isso não aconteça, ele tem um recado.

SONORA: Cristian Jacinto, agente de endemias

“Você não gasta muito tempo para prevenir a Dengue. Se você dedicar dois minutos por dia, para sair e dar um volta no seu quintal, eliminar onde tem água parada e cuidar muito do lixo. E tentar ao máximo ver a caixa d’água e a cisterna. E sempre olhar, lavar e higienizar bebedouros dos animais. No mais, não deixar o lixo acumular no quintal. Isso é para o bem da população inteira.”


LOC: Então vamos anotar o recado do Cristian, pois Mamborê está próxima de regiões com alerta de Dengue pelo Ministério da Saúde. Fique atento a recipientes com água parada, entulhos e imóvel fechados ou abandonados. Cobre vigilância das autoridades públicas do município. Também receba bem os agentes de saúde e de endemias. Saiba mais na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.