ITABERABA (BA): Alunos aprendem a evitar Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Existem diversas maneiras de combater o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Em Itaberaba, por exemplo, agentes da Secretaria Municipal de Saúde visitam escolas e, por intermédio de palestras, ensinam aos alunos a maneira correta de eliminar criadouros do mosquito. A ideia é que estudantes das escolas públicas e particulares da cidade levem o aprendizado para casa e compartilhem com toda a família. Afinal, combater o mosquito é tarefa de toda a população, e o Gerente de Educação Ambiental de Itaberaba, Paulo Barbosa, ressalta que os moradores têm que colaborar.

TEC/SONORA: Paulo Barbosa, Gerente de Educação Ambiental

“Falta ainda participação popular. As pessoas ainda não estão acreditando que o mosquito está nascendo dentro das suas casas. Apenas 2% estão no lixo. Então, as pessoas precisam ter a consciência de que elas precisam estar cuidando melhor da sua casa.”

LOC: Nas escolas de Itaberaba, as etapas das palestras são divididas da seguinte forma: primeiro é apresentado um vídeo mostrando toda a ecobiologia do inseto. Depois, um agente de endemias fala sobre o ciclo de vida do mosquito. Em seguida, há uma explicação sobre cada virose transmitida. E por fim, há dicas de prevenção, orientações de como destruir focos e um apelo de que o que foi repassado seja aplicado em casa.  Tarcísio Santos, de 19 anos, estuda no colégio Centenário. Ele conta que aprendeu a lição e já sabe o que fazer.

TEC/SONORA: Tarcísio Santos, estudante

“Bota terra debaixo das plantas, nos vasos de planta. Não deixar vasilhas para cima, garrafas e botar para baixo. Toda uma série de instruções que eles deram à gente.”

LOC: Em Itaberaba, 45 agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estão nas ruas eliminando criadouros e ensinando a população a acabar com o mosquito. Na cidade, em 2016, há mais de mil e 500 notificações de Zika, 200 de Dengue cerca de 4 mil de Chikungunya, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Para denunciar focos, lingue no Disque Dengue: 99212-0954. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.