Idosos também devem participar da campanha de vacinação contra febre amarela

De acordo com especialista, não é preciso apresentar laudo médico para se prevenir

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Camaçari está com 54% da cobertura da vacinal no combate à febre amarela. Ações estão sendo realizadas desde 19 de fevereiro até o dia nove de março, próxima sexta. Com isso, toda a população ainda deve se mobilizar para aumentar os números. Os idosos, por exemplo, que somam a 5,85% da população da cidade e que ainda não tenham sido vacinados contra a doença, devem ir aos locais de distribuição da vacina.

ÁUDIO: Acesse esta matéria na versão para emissoras de Rádio

MAIS: Macacos são aliados na fiscalização contra febre amarela

Confira quem deve ou não tomar a vacina contra a febre amarelaA coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Ana Goretti, afirma que as pessoas acima de 60 anos não necessitam autorização médica para se imunizar. “Essa população com mais de 60 anos, elas precisam ser vacinadas sim. Elas não precisam ter uma prescrição médica, elas devem ser avaliadas pelas unidades de saúde onde está acontecendo a vacinação e tem que ser avaliado o estado geral dessa pessoa”, disse Ana.

Além disso, ela comenta que existem algumas contraindicações para pessoas idosas se vacinarem contra a febre amarela. “Se ela não é um imunodeprimido, se essa pessoa não tem uma doença de base grave, se essa pessoa não está em quimioterapia, radioterapia ou em uso de algum tipo de medicamento que faça com que ela tenha um problema de imunodepressão, ela pode sim e deve ser vacinada”, completou.

A vacinação ocorre em todas as unidades de saúde, como nos bairros de Monte Gordo e Gravatá. A campanha vai até nove de março e tem como objetivo alcançar a maioria da população de não vacinados. A responsável técnica de imunização do município, Elisângela Britto, comenta que algumas pessoas têm dúvidas com relação à quantidade reduzida da vacina. O que, segundo ela, não é motivo para preocupação, já que a eficácia é a mesma da dose padrão. “Os estudos mostraram que a eficácia é tão boa quanto, sendo que, na dose fracionada, o indivíduo tem que ser revacinado após oito anos. Mas ela garante títulos protetores suficientes para proteger esse paciente contra infecção”, afirmou.

Não somente os moradores da região devem se atentar ao perigo da febre amarela. Existe a recomendação para que turistas que forem até regiões em situação de risco sejam vacinados dez dias antes da viagem.

A coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Ana Goretti, faz um apelo para que a população baiana intensifique os cuidados e busque se imunizar nas unidades de saúde. “Bom, eu faço um apelo à população baiana, para aquelas pessoas que nunca tomaram a vacina contra febre amarela se vacinem, se previnam. Essa vacina é extremamente importante, é a arma mais eficaz que a gente tem contra essa doença.”

Elisângela Britto conta que, mesmo com prazo para terminar, a campanha não para. As vacinas ainda serão distribuídas em unidades de saúde nos bairros de Camaçari. Ela conta que a secretaria tenta mobilizar ainda mais a população, falando da importância de se vacinar. “A princípio, o que nós temos feito também, junto com os profissionais da rede, é estar intensificando juntamente com a população, da importância, falando sobre a importância de tomar a vacina, falando dos riscos e de pessoas que estão adoecendo, como em outros estados, como Minas, São Paulo, Rio de Janeiro”, alerta Elisângela.

Macacos não transmitem

Atualmente a cobertura vacinal da região está em torno de 54%, ou seja, algumas pessoas ainda não buscaram a vacinação em unidades de saúde. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde pede que a população ajude no combate à doença. Um exemplo de como ajudar, além de buscar os postos de saúde, é informando ao governo da cidade sobre mortes de macacos.

Elisângela comenta que eles não são um transmissor, mas sim um importante sinalizador para que a população fique atenta em relação à doença. Por isso, os macacaos devem ser preservados, pois, eles não transmitem a doença para gente. São os primeiros que adoecem e, de certa forma, acabam protegendo a população. “Porque a partir do momento que eles começam a adoecer, sinaliza para gente que está tendo transmissão, está tendo ocorrência de circulação daquele vírus na localidade e dá tempo da gente agir para evitar que as pessoas adoeçam. Então ele é favorável ao ser humano”, explica a responsável técnica de imunização de Camaçari.

Se você ainda não se vacinou, deve ir até um posto de saúde e se prevenir contra a febre amarela. No Bairro Vila de Abrantes, por exemplo, você encontra a vacina na unidade de saúde que fica na Rua Avenida Tiradentes, Vila de Abrantes. O horário de funcionamento da unidade é de oito horas da manhã às cinco horas da tarde, de segunda a sexta. A expectativa, até o dia nove de março, data de encerramento da campanha, é de que 114 mil pessoas sejam imunizadas. Para saber mais, acesse saude.gov.br/febreamarela.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.