EUNÁPOLIS (BA): Município registra 11 casos de Tuberculose em 2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: Eunápolis, com uma população estimada em 114.000 habitantes, registrou, nos três primeiros meses deste ano, 11 casos de Tuberculose, sendo cinco casos novos. Os dados são da Secretaria de Saúde Municipal. A taxa de incidência do município em 2016 foi de 43,7 casos por 100.000 habitantes, de acordo com o Ministério da Saúde. A superintendente de Vigilância em Saúde de Eunápolis, Kelly Santos, salienta que o número alto foi reflexo da busca feita pelo município, atrás de pessoas diagnosticadas com a Tuberculose.

 

TEC/SONORA: Kelly Santos, superintendente de Vigilância em Saúde.

 “A gente tentou identificar realmente os casos. Então já vem, há alguns anos, tentando saber qual era a realidade do município. O que existiu foi uma intensificação. Por isso esse alto número acometeu de encontrar essa demanda, que para a gente não é de todo ruim, porque eu precisava saber quem eram os nossos casos para poder tratar e efetivar o bloqueio, acabar com essa transmissão.”

 

LOC: A enfermeira Ayalla Rodrigues, que trabalha no Centro de Referência de Tuberculose do município, conta que os pacientes diagnosticados com a doença chegam, geralmente, desinformados e com medo.

 

TEC/SONORA: Ayalla Rodrigues, enfermeira.

 “Por conta da cultura da Tuberculose, ser tudo separado, geralmente os pacientes eles realmente chegam assustados, com medo da doença. Acreditam que é uma doença ainda que não tem cura. Então, ele chega, ele é acolhido, ele passa primeiro por uma consulta de enfermagem, que é comigo. Eu faço a medição dos sinais vitais, peso, tento desmistificar algumas coisas, algumas dúvidas que ele já tem, e depois que ele passa por mim, que eu faço todo o relato. Depois da consulta de enfermagem, ele é encaminhado à médica.”

 

 

LOC: Não fique com vergonha em procurar ajuda médica caso você apresente sintomas que possam diagnosticar a Tuberculose. A doença tem cura. O tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde. A informação e o apoio de familiares e amigos são fundamentais para o sucesso do tratamento. Para mais informações, acesse saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.