Distrito Industrial do Ceará é destaque em investimentos na América Latina

ZPE gera impacto de 50% nas exportações do Ceará

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Por Gabriella Bontempo

Responsável pelo aumento de 48% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria do Ceará, a Zona de Processamento de Exportações (ZPE), localizada em São Gonçalo do Amarante, já gerou em sete anos mais de 10 mil empregos diretos e indiretos e conta com uma infraestrutura favorável à produção e a comercialização de grandes investidores, entre eles, a mineradora Vale.

Segundo o secretário de Assuntos Internacionais do Ceará, Antonio Balhmann, a expectativa é que a ZPE do estado se desenvolva ainda mais com a aprovação do Projeto de Lei 5957, de 2013, que tramita no Congresso Nacional. “A legislação atual veda projetos que não sejam 100% voltados para a exportação. Com a iniciativa, isso será flexibilizado, viabilizando que empresas de pequeno e grande porte, que são exportadoras, mas que também colocam os produtos no mercado interno, participem da ZPE”, ressaltou.

Confira esta na matéria na versão de rádio

Outra vantagem apontada pelo secretário é a inserção de serviços dentro dos distritos industriais. “Toda a parte de software, a inclusão dos data centers, as empresas de Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, que podem favorecer a competição do produto brasileiro, ainda não têm espaço nas Zonas de Processamento de Exportação. Hoje, temos 25 projetos que aguardam as mudanças com a nova legislação”, explicou.

A ZPE/CE tem mais de 6 mil hectares e está inserida dentro de um complexo industrial que conta com porto, ferrovias, geração de energia elétrica local, além da proximidade com o aeroporto. “Esse ambiente permitiu que o Ceará saísse na frente em relação aos demais distritos industriais. A ZPE do estado está indo para o sexto prêmio internacional. Os últimos que ganhamos reconhecem a Zona de Processamento de Exportação como a melhor free zone da América Latina na atração de grandes investimentos”, afirmou Balhmann.

ZPE gera impacto de 50% nas exportações do Ceará

Benefícios

A deputada federal Gorete Pereira (PR/CE) também aguarda a aprovação do Projeto de Lei. Segundo ela, as alterações na lei vão garantir a ampliação das exportações e o desenvolvimento social dos municípios do Nordeste. “As mudanças previstas estimularão os distritos industriais no país e vai igualar as ZPEs brasileiras aos projetos que já existem em todo o mundo. Esse projeto tem um alcance social enorme e vai melhorar as exportações no país”, destacou.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.