Foto: Orlando Brito
Foto: Orlando Brito

Diante da dor dos outros: a vitória do Tetra na Copa dos Estados Unidos

Como estamos agora em tempos de jogos da seleção, disputando uma vaga para o Mundial do Catar e da Copa América, eu resolvi lembrar um momento muito marcante não somente para mim mas para milhões de brasileiros

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE BLOG


Como estamos agora em tempos de jogos da seleção, disputando uma vaga para o Mundial do Catar e da Copa América, eu resolvi lembrar um momento muito marcante não somente para mim mas para milhões de brasileiros. Foi a conquista do tetracampeonato conquistado pela seleção nos Estados Unidos na Copa de 1984. 

O meu livro de cabeceira se chama Diante da Dor dos Outros, da ensaísta americana Susan Sontag. E a Sontag aborda um tema muito peculiar, o que sente um fotógrafo diante da emoção alheia, um fotógrafo que tem a função de captar a alma das pessoas que estão à sua frente. 

Estamos então, no final da Copa de 94 no estádio em Los Angeles, à minha esquerda o Taffarel, goleiro da seleção brasileira e a minha direita o Baggio, grande atacante italiano. Cada um com uma sensação sentimental. Taffarel com a esperança de pegar o pênalti do Baggio, o Baggio com a sensação de fazer o gol no Taffarel. O Baggio com medo de perder o pênalti e o Taffarel com medo de não pegar o pênalti.

E eu ali com medo de não fazerem uma coisa nem outra, nem o chute e nem a defesa. O certo é que chegou o momento decisivo, não somente para o Taffarel e para o Baggio, mas também para mim, fotógrafo, que vivo de registrar momentos. E é incrível como um fotógrafo valoriza o som, é um valor agregado que ele usa para decidir o click. E quando eu ouvi o chute do Baggio, eu disparei minha câmera. 

Quer saber o desfecho da história? Escute o podcast Orlando Brito, A Foto. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.