Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em sete cidades do país

Com o reconhecimento federal, os municípios podem ter acesso aos recursos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em sete cidades do país por conta de desastres naturais.

Na Região Nordeste, Ubaíra, na Bahia, teve o pedido reconhecidos por conta de chuvas intensas. Já em Conceição do Lago-Açu, no Maranhão, o motivo foram inundações. Já Poço Redondo, em Sergipe, passa por estiagem.

Na região Sul, as cidades de Coronel Freitas, Santa Terezinha do Progresso e Sul Brasil, em Santa Catarina, e Caiçara, no Rio Grande do Sul, também teve situação de emergência reconhecida por conta de estiagem.

Com o reconhecimento federal, os municípios podem ter acesso a recursos, como explica Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional.

"Os municípios que tiveram reconhecimento federal de situação de emergência podem fazer a solicitação de recursos para as ações de resposta, que compreendem socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais e também para as ações de recuperação. Os pedidos devem ser encaminhados via S2id, que é a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil".

O S2iD é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada pelo link s2id.mi.gov.br.

Além dos reconhecimentos de situação de emergência, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, também liberou mais de três milhões e trezentos mil reais outras quatro cidades atingidas por desastres em Santa Catarina, São Paulo e Pará.

Para saber mais, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.