Secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, participou da abertura do Fórum Global Understanding Risk 2022. Foto: Adalberto Marques
Secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, participou da abertura do Fórum Global Understanding Risk 2022. Foto: Adalberto Marques

Defesa Civil Nacional participa do Fórum Global Understanding Risk 2022

Evento em Florianópolis (SC) reúne comunidade internacional de especialistas e profissionais de identificação de riscos de desastres

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), participa, nesta semana, do Understanding Risk Global Forum (UR22), evento que reúne uma comunidade global de especialistas e profissionais da área de identificação de riscos de desastres, especificamente na avaliação e comunicação de riscos.

"O mais importante neste evento é que nós agregamos conhecimento. Num ambiente como esse, temos as novidades da tecnologia, mas, também, tem o conhecimento da experiência pessoal desde as defesas civis municipais até o que há de mais moderno no mundo, com a vivência de outros países. Essa conexão de conhecimento e de diversidade de risco faz com que elevemos a nossa possibilidade de proteger melhor a população brasileira", destaca o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

Nesta terça-feira (29), a coordenadora de monitoramento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Rosane Duque Estrada Vieira, em palestra, falou sobre o acordo firmado entre o MDR e o Google, em 2015, que marcou o pontapé inicial no envio à população de aviso de alertas de riscos de desastres naturais.

"Foi uma mudança de patamar na Defesa Civil no que diz respeito ao envio de avisos e alertas para a população. Até 2015, esse envio era mais institucional, para estados e municípios. Com esse marco do Google, hoje, essa concepção mudou, por meio de várias outras plataformas. Foi o marco inicial para chegarmos ao patamar que estamos hoje no envio de alertas para a população", explica.

Atualmente, a população brasileira é alertada, além do Google Alertas, por SMS, telegrama, TV por assinatura, WhatsApp, um serviço pioneiro no Brasil, e pelas redes sociais da Defesa Civil Nacional.

Durante o evento, também serão abordados temas como as barragens Sabo (barragens de concreto que protegem contra deslizamentos de terra), o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Projeto Casa Social.

Além do secretário, Alexandre Lucas, o MDR é representado por Rafael Pereira, coordenador de Estudos Integrados; Reinaldo Estelles, coordenador-geral de articulação da Defesa Civil Nacional; Wolnei Wolff Barreiros, coordenador-geral de prevenção e programas estratégicos, e Rosane Duque Estrada Vieira, coordenadora de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

O UR22

O Fórum Global Understanding Risk 2022 chega ao Brasil pela primeira vez. Durante cinco dias, a conferência apresenta os mais recentes conhecimentos e inovações na área de gestão de risco de desastres, abrangendo tópicos que vão desde sistemas de alerta precoce até resiliência urbana, comunicação e financiamento do risco. O tema deste ano, "Navegando as ondas do risco", aborda os riscos climáticos e de desastres em um mundo de perigos múltiplos.

O evento é organizado pelo Mecanismo Global para Redução e Recuperação de Desastres (GFDRR), Banco Mundial e Prefeitura de Florianópolis, com apoio do MDR, por meio da Sedec, do Google, da Nasa e de vários outros organismos nacionais e internacionais. O fórum ocorre simultaneamente na Nova Zelândia, Canadá, Níger e Reino Unido.

Cadastre-se para receber releases pelo WhatsApp

Para receber mais notícias e ações do MDR, jornalistas e blogueiros interessados podem se cadastrar nos grupos de WhatsApp. Um deles tem enfoque em notícias de abrangência nacional e, nos demais, serão compartilhadas informações exclusivas de cada estado. Clique neste link para acessar os grupos.

Caso deseje receber apenas informações relacionadas à proteção e defesa civil, cadastre-se neste link.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.