Como lidar com a ansiedade?

Neste episódio a Dra. Karina Abunasser dará mais detalhes sobre o assunto.

  • Data de publicação:
  • Atualizado em:
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Seu navegador não suporta áudio HTML5

Como lidar com a ansiedade (02:26s)


A ansiedade é comum em todos nós. Diante de algumas situações, sentimos graus maiores ou menores, mas apesar de ser normal, em alguns casos, ela pode se tornar um problema. Neste episódio, a Dra. Karina Abunasser dá mais detalhes sobre o assunto.

 Seis dicas de como podemos lidar melhor com a ansiedade

  1. Meditação:

O princípio básico de todas as técnicas de meditação consiste em instalar freios nos milhares de pensamentos que nos assola, bloqueando o círculo vicioso de ansiedade que acabamos alimentando sem perceber.

Siga os passos:  

  • Mantenha a mente focada em um estímulo seja um som, na sua respiração ou em uma figura.
  • Atentar para pensamentos que mudem o foco.
  • Abandone esse pensamento e retome o foco.

Trata-se de um exercício que deve ser praticado, não é uma tarefa simples como parece. Existem vários vídeos na internet ou em aplicativos que podem te ajudar a treinar a meditação.

       2. Coloque o problema sob uma perspectiva diferente:

Tente escrever os problemas como se estivesse contando para alguém a situação de uma terceira pessoa. Quando fazemos isso conseguimos nos distanciar do problema reduzindo a carga emocional que atrapalha a nossa razão.

       3. Separe o problema em etapas:
Quando estamos ansiosos, começamos a pensar em todas as coisas que precisamos fazer e a sofrer antecipadamente com todos os passos. Separe um papel e uma caneta e anote as etapas que você vai realizar para resolver aquele problema e não deixe o pensamento ir para outras etapas.

       4. Ouça música
Muitos estudos comprovam o papel da música na redução do estresse e da ansiedade.
Antes de enfrentar uma situação complicada coloque uma música que lhe agrade ou mesmo se for possível durante o processo desta situação.

       5. Abandone o carro
O deslocamento de casa para o trabalho é um dos principais fatores do estresse da atualidade. Além disso, quando caminhamos, conseguimos baixar nossas taxas de ansiedade. Experimente deixar o carro em casa por um tempo.

       6. Faça atividade física
Quando praticamos atividades físicas pelo menos 4 vezes por semana, ocorre um maior equilíbrio dos neurotransmissores (responsáveis por passar informações entre um neurônio e outro) em nosso cérebro. Pode ser qualquer tipo de atividade, mas dê preferência para a que você goste.
 
Controlar a ansiedade não é uma tarefa simples e existem casos em que, mesmo colocando essas dicas em prática, a ansiedade fica fora de controle. Pode ser que nesses casos a ansiedade seja uma patologia e um tratamento seja necessário. 

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda no Youtube.