REPÓRTER: Atenção moradores de Aparecida, Morada do Sol, São Brás, Esplanada, São Marcos, Moacir Brotas e do Centro de Colatina. Nesta quarta-feira, agentes de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika, vão estar vistoriando imóveis na região. O objetivo é identificar criadouros e exterminar o mosquito. A vendedora, Gislaine Maria, trabalha no Centro da cidade. Ela é mãe de uma criança de nove anos que teve dengue recentemente e, fala que é totalmente favorável as ações de combate que estão nas ruas de Colatina.
SONORA: Gislaine Maria Rafaski - personagem
“Super apoio, não só o centro, mas todos os bairros aqui precisam, porque a situação realmente está bem complicada. Minha filha pegou dengue, ficou bem ruim e eu super apoio”.
REPÓRTER: Mais de 350 pessoas, entre agentes de saúde e endemias com o apoio de estudantes, estarão espalhados pelos bairros, nesta quarta-feira, a partir das sete horas da manhã. A cidade registrou pouco mais de 840 notificações de dengue e 12 do Zika vírus. A coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, de Colatina, Agnalva Rodrigues, pede para que todos os moradores dos bairros alvos da ação permitam a entrada dos agentes em casa.
SONORA: Agnalva Rodrigues- coordenadora de vigilância ambiental
“É que eles abram a porta para os agentes de endemia. Tanto os agentes de endemia quantos os agentes comunitários. Vai às unidades de saúde caso sinta algum sintoma. Notifique”
REPÓRTER: A dica é que, todas as família de Colatina dediquem 15 minutos, pelo menos, uma vez por semana, no combate ao Aedes Aegypti. A continuidade das ações pode garantir proteção ao mosquito, a dengue, a chikungunya e do Zika, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
“O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Saiba mais na internet, no endereço
combateaedes.saude.gov.br
Reportagem, Raphael Costa