COLATINA (ES): Aparecida, Esplanada e Centro terão combate ao Aedes, nesta quarta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção moradores de Aparecida, Morada do Sol, São Brás, Esplanada, São Marcos, Moacir Brotas e do Centro de Colatina. Nesta quarta-feira, agentes de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika, vão estar vistoriando imóveis na região. O objetivo é identificar criadouros e exterminar o mosquito. A vendedora, Gislaine Maria, trabalha no Centro da cidade. Ela é mãe de uma criança de nove anos que teve dengue recentemente e, fala que é totalmente favorável as ações de combate que estão nas ruas de Colatina.
 
SONORA: Gislaine Maria Rafaski - personagem
 
“Super apoio, não só o centro, mas todos os bairros aqui precisam, porque a situação realmente está bem complicada. Minha filha pegou dengue, ficou bem ruim e eu super apoio”.
 
REPÓRTER: Mais de 350 pessoas, entre agentes de saúde e endemias com o apoio de estudantes, estarão espalhados pelos bairros, nesta quarta-feira, a partir das sete horas da manhã. A cidade registrou pouco mais de 840 notificações de dengue e 12 do Zika vírus. A coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, de Colatina, Agnalva Rodrigues, pede para que todos os moradores dos bairros alvos da ação permitam a entrada dos agentes em casa.
 
SONORA: Agnalva Rodrigues- coordenadora de vigilância ambiental
 
“É que eles abram a porta para os agentes de endemia. Tanto os agentes de endemia quantos os agentes comunitários. Vai às unidades de saúde caso sinta algum sintoma. Notifique”
 
REPÓRTER: A dica é que, todas as família de Colatina dediquem 15 minutos, pelo menos, uma vez por semana, no combate ao Aedes Aegypti. A continuidade das ações pode garantir proteção ao mosquito, a dengue, a chikungunya e do Zika, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro 
  
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
 O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.