PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O calendário para o Concurso Nacional Unificado (CNU) foi antecipado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O resultado final será divulgado dia 4 de fevereiro, com uma semana de antecedência. No mesmo dia, começa o prazo para os candidatos confirmarem a participação nos cursos de formação previstos para os blocos 1 a 7 – não necessário para o bloco 8, de nível médio.
As informações foram anunciadas pela ministra Esther Dweck na tarde da última terça-feira (14), em coletiva de imprensa.
Na quarta-feira (15), a pasta publicou o edital específico com informações sobre os cursos de formação do CNU. Segundo destacou a ministra Esther Dweck em coletiva de imprensa, 2.305 candidatos serão convocados para o curso de formação para nove funções distintas.
No dia 4 de fevereiro, o candidato deverá acessar a página do concurso e verificar a convocação na sua Área do Candidato.
Confira o cronograma para a convocação ao curso de formação:
O que acontece se o candidato não confirmar o interesse em participar do curso de formação do CNU?
Os candidatos terão o prazo de dois dias para confirmar a participação no curso de formação. Quem não manifestar interesse estará eliminado do certame.
Quantas convocações podem ser feitas por cargo no CNU?
Segundo o ministério, para cada cargo, poderão ser feitas até três convocações, já que o edital previa a possibilidade de inscrição em mais de um cargo. Por isso, terão outras convocações – nos dias 11 e 18 de fevereiro – com prazo de dois dias para manifestação de interesse em cursar a formação necessária.
Os candidatos convocados para o curso de formação do CNU serão remunerados?
Sim. A ministra Esther Dweck explicou em coletiva que durante o curso de formação, os candidatos vão receber o equivalente a 50% do salário-base.
Como funcionará a lista de convocados para os cursos de formação do CNU?
A lista inicial de convocados considera as opções de cargo indicadas no momento da inscrição. À medida que os candidatos forem confirmando a participação, novas vagas serão abertas em outros cargos, com listas atualizadas – estas publicadas nos dias 11 e 18 de fevereiro. Os reconvocados para cargos de maior preferência terão sua vaga anterior automaticamente disponibilizada para outro candidato.
Na quarta-feira (15), a Fundação Cesgranrio divulgou o resultado preliminar da avaliação de títulos dos candidatos reintegrados ao CNU. Aqueles que desejarem contestar as notas recebidas, relacionadas à avaliação de títulos, terão até hoje (16) para contestar, no site da Fundação Cesgranrio.
Como consultar o resultado da avaliação de títulos do CNU?
Basta acessar a área do candidato e clicar no menu “Resultados e Convocações”.
Como os títulos compõem a nota final do CNU?
Para os cargos sem avaliação de títulos, a nota final do candidato será composta apenas pela pontuação da prova de múltipla escolha (80% da nota) e da parte escrita (20%).
Já para os cargos que incluem a avaliação de títulos, confira como as notas poderão ser calculadas:
Múltipla escolha: 75% | Discursiva: 20% | Títulos: 5%; ou
Múltipla escolha: 70% | Discursiva: 20% | Títulos: 10%.
Conforme o edital, a prova de títulos vale, no máximo, 10 pontos – mesmo que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse montante.
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE