CARAGUATATUBA (SP): Cidade está em alerta para infestação do mosquito e tem 68 casos de Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: Pelo terceiro ano consecutivo, Caraguatatuba está em situação de alerta para a infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até agora, já foram confirmados 68 casos de Dengue na cidade. A situação é ainda mais preocupante porque a maioria dos focos é achado dentro das casas dos moradores, em lugares que seriam muito simples de manter limpos. É o que explica o biólogo e coordenador do programa de Controle da Dengue de Caraguatatuba, Ricardo de Souza.
 
TEC/SONORA: Ricardo de Sousa, biólogo e coordenador do programa de Controle da Dengue
 “Nós temos algumas dificuldades. Uma das dificuldades, que eu acho que é comum para todos os outros municípios, é que o principal criadouro ainda é uma coisa muito simples que poderia ser eliminada. No nosso caso  é o vasinho de plantas, o apoio de plantas. Então, continua sendo um dos principais criadouros”. 
 
LOC: De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 200 mil pessoas já tiveram Dengue este ano, em São Paulo. Foram mais de 100 casos de Dengue grave e 95 registros de pessoas que morreram por causa da doença no estado. Por isso, se você sentir algum dos sintomas da Dengue, é importante ir direto para um hospital. O vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, José Cerbino, explica para quais sinais você deve se atentar.
 
TEC/SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz
"A dengue é uma das chamadas doenças febris agudas. O principal sintoma é a febre, essa é a principal característica. Essa febre, normalmente, vem acompanhada de muita dor no corpo, prostração, queda do estado geral e os sintomas comuns são: a dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular por todo o corpo, podem aparecer manchas vermelhas na pele e esses são os sintomas mais frequentes da Dengue”. 
 

LOC: Combater o mosquito pode ser um trabalho muito simples, se cada um dos moradores fizer a sua parte. Basta utilizar uma parcela do tempo diariamente, no próprio ambiente doméstico e de trabalho para garantir que sua família, colegas e vizinhos fiquem protegidos. Para saber mais, acesse:saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.