Data de publicação: 27 de Outubro de 2017, 18:50h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:28h
A população indígena no sul e sudeste do Brasil será beneficiada com as novas instalações do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul. A unidade vai atender quase nove mil indígenas espalhados por 14 aldeias, localizadas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, que abrangem 68 municípios. Nesta sexta-feira (27), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve em Curitiba (PR) onde inaugurou as novas instalações. As obras na nova unidade representam um investimento de 1,7 milhão de reais para adaptar e ampliar a estrutura do local ao atendimento dessa população.
“Nós temos ampliado muito os investimentos na saúde indígena, melhorado a qualificação das pessoas que trabalham na saúde indígena, a infraestrutura. E aqui é uma sede nova, administrativa, ao lado da CASAI que é onde eles permanecem. Por tanto, facilita muito a relação dos índios que vem para o tratamento de saúde, com a administração. Isso permitirá melhoria de qualidade, melhoria de acesso para que eles possam ter seus problemas de saúde atendidos mais rapidamente”.
A assistência à saúde especializada na população indígena é realizada por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). No Brasil, são 34 DSEIs divididos estrategicamente por critérios territoriais e não, necessariamente, por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas. Além dos DSEIs, a estrutura de atendimento conta com postos de saúde, com os Polos Base e as Casas de Saúde Indígena (Casais).
Reportagem, Janary Damacena.