Data de publicação: 14 de Janeiro de 2022, 13:15h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
O jornalista Evônio Madureira, apresentador do programa Cidadania em Ação, da rádio Estrela FM, de Combinado (TO), enviou ao Brasil 61 vídeo de enchente causada pelo transbordamento do Rio Inhumas. O incidente ocorreu no início desta semana e afetou moradores da comunidade rural Santa Rosa, do município de Arraias (TO). Os dois municípios ficam na região Sudeste do estado.
Nas imagens feitas por empresário rural de Arraias, na última terça-feira (11), águas tomaram a estrada de acesso à comunidade rural.
"A chuva parou ontem, quinta-feira (14), nas regioes Nordeste de Goiás e Sudeste do Tocantins (regiões divisa dia estados GO/TO). Não houve vítimas na comunidade Santa Rosa no município de Arraias (TO). O Rio Inhunas baixou e a comunidade está sendo atendida. Duas casas destruídas pela enchente serão reconstruídas", relata Madureira.
Situação no estado
O governo do estado monitora 39 municípios, com sete equipes em campo e uma fixa na cidade de São Miguel do Tocantins, cidade mais impactada até o momento. De acordo com o último boletim do Corpo de Bombeiros Militar, são 543 famílias desabrigadas, que estão em abrigos públicos; e 1.343 desalojadas, pessoas que estão em casa de parentes, amigos e ou vizinhos.
Segundo as previsões da Agência Nacional das Águas (ANA) - divulgadas pelo governo do Tocantins, as chuvas mais intensas seguirão até o próximo domingo (16). Na próxima semana, haverá um intervalo sem chuvas. Após esse período, as chuvas voltarão a ocorrer dentro do esperado para o período fevereiro e março.
A Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) informou que atua em 15 pontos no estado, realizando os reparos das estradas e rodovias danificadas pelas chuvas. Comunicou ainda que a Agência já está trabalhando no planejamento para recuperação das estradas após o período das chuvas.