Data de publicação: 23 de Março de 2016, 15:58h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais confirmou uma morte por dengue em Araxá. O caso aconteceu no dia 17 de fevereiro e o paciente estava internado em Uberaba.
Até o dia 18 de março, a cidade registrou 897 casos confirmados de dengue. Uma suspeita de febre chikungunya já está sendo investigada. Trata-se de uma mulher que viajou a Paraíba em dezembro e voltou com os sintomas da doença. Outros cinco casos de vírus Zika também estão sob investigação da secretaria estadual de Saúde.
Essas doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti. Para combater o mosquito e evitar a sua proliferação, a prefeitura de Araxá criou recentemente o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
O comitê também conta com a participação de representantes de classe, entidades filantrópicas, empresas, órgãos de fiscalização e outros parceiros. A promotora da Curadoria da Saúde, Mara Lúcia Dourado, integra a força-tarefa. Ela explica que um dos trabalhos da promotoria é notificar cidadãos que acumulam muito lixo em casa.
Maria Lúcia lembra, ainda, que a participação da sociedade é muito importante para combater o mosquito. Colabore, a batalha contra o Aedes é de todos nós.
Para saber mais, acesse: combateaedes.saude.gov.br
Reportagem, Isadora Grespan.