A Adutora do Piauitinga vai atender cerca de 30,3 mil pessoas nos municípios de Lagarto, Simão Dias, Riachão do Dantas e Pedrinhas. Foto: Dênio Simões/MDR
A Adutora do Piauitinga vai atender cerca de 30,3 mil pessoas nos municípios de Lagarto, Simão Dias, Riachão do Dantas e Pedrinhas. Foto: Dênio Simões/MDR

Ampliação da Adutora do Piauitinga vai levar água a 30,3 mil famílias em Sergipe

Estrutura recebeu R$ 83,5 milhões em investimentos e vai atender os municípios de Lagarto, Simão Dias, Riachão do Dantas e Pedrinhas


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregou, nesta segunda-feira (22), a obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento de água da Autora de Piauitinga, em Sergipe. O empreendimento atende os municípios de Lagarto, Simão Dias, Riachão do Dantas e Pedrinhas – região que abriga cerca de 10% da população do estado. Mais de 30,3 mil famílias, ou cerca de 120 mil pessoas, terão acesso a esgoto e água tratada. O investimento federal na estrutura foi de R$ 83,5 milhões.

Presente à entrega da obra, o ministro Daniel Ferreira destacou que a estrutura vai contribuir com o desenvolvimento social e econômico, além de promover a saúde pública da região, evitando doenças de veiculação hídrica, presentes em áreas carentes de sistemas públicos de abastecimento de água, com efetiva influência na redução do índice de mortalidade infantil.

"Há 100 milhões de pessoas sem tratamento de esgoto e 35 milhões sem abastecimento de água no País. Aprovamos uma legislação, o Novo Marco Legal do Saneamento, que se propõe a resolver esse problema até 2033”, destaca o ministro. “Os investimentos em saneamento e segurança hídrica são muito importantes. Aqui nessas cidades sergipanas, nunca mais as pessoas vão esperar o dia seguinte para ter água na torneira", destacou Ferreira.

Fabrícia da Silva é moradora de Lagarto. A dona de casa destacou que a chegada da água vai mudar seu dia a dia. "A falta d'água era constante, nós sofríamos muito. Sem água, a gente não pode fazer nada. Agora, temos água para higiene, limpeza e comida. Vai renovar a vida", comemorou.

O empreendimento inclui uma barragem de nível, uma estação elevatória de água bruta, uma estação de tratamento de água, duas estações elevatórias de água tratada, 45,6 km de adutora, dois reservatórios com capacidade total de 2.000 m³, 1,7 km de rede de distribuição e 11,6 mil ligações prediais.

Marco Legal do Saneamento

A conclusão da obra contribui para o principal objetivo do Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº. 14.026/2020), que prevê a universalização desse tipo de serviço no País até 2033, garantindo que 99% da população tenha acesso a abastecimento de água e 90%, a coleta e tratamento de esgoto.

A legislação foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República em 15 de julho de 2020 para modernizar o ambiente regulatório nacional, adicionando segurança jurídica e previsibilidade necessária à atração de investimentos privados significativos para o setor.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: Mais de 120 mil pessoas no estado de Sergipe terão acesso a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, entregou nesta segunda-feira, 22 de agosto, as obras de ampliação do sistema integrado de abastecimento de água da Adutora do Piauitinga.

O empreendimento vai atender as cidades de Lagarto, Simão Dias, Riachão do Dantas e Pedrinhas. O investimento federal na estrutura foi de 83 milhões e meio de reais.

O ministro Daniel Ferreira esteve na cidade de Lagarto para formalizar a entrega da obra de ampliação. Ele destacou a importância do Novo Marco Legal do Saneamento Básico para garantir segurança hídrica a todas as pessoas.

TEC/SONORA: ministro Daniel Ferreira 

"São 100 milhões de pessoas sem tratamento de esgoto e 35 milhões sem abastecimento de água no País. A gente aprova uma legislação que se propõe a resolver esse problema até 2033. O Novo Marco Legal do Saneamento é o maior programa ambiental do mundo. Aqui não vai mais faltar água. Nunca mais as pessoas vão esperar o dia seguinte para ter água na torneira".

LOC: A dona de casa Fabrícia da Silva é moradora de Lagarto. Segundo ela, a chegada da água vai mudar seu dia a dia. 

TEC/SONORA: Fabrícia da Silva 

"A falta d'água era constante, nós sofríamos muito. Sem água, a gente não pode fazer nada. Agora, temos água para higiene, limpeza e comida. Vai renovar a vida."

LOC: Para mais informações, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Gabriela Sant'Anna