PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Por Pedro Marra
Uma equipe de quatro alunos, fizeram, junto de um instrutor da Escola SENAI Marcio Bagueira Leal, de Franca (SP), uma ideia econômica para a indústria de calçados. Após oito meses de produção, eles criaram a Forma de calçados 2 em 1: lean design aplicado à indústria calçadista. O projeto participou da Mostra Inova do SENAI em julho deste ano, em Brasília, e a ideia dos alunos participou da categoria processo inovador.
No mercado dos calçados, a expressão “lean design” significa desenvolvimento enxuto. Ou seja, economizar tempo na confecção dos produtos. Em concordância com a metodologia, o objetivo da ideia é usar apenas uma forma para sapatos e botas, que têm medidas diferentes. O professor de projetos de inovação, Thiago Rosa, foi o orientador dos alunos e conta como se deu o desenvolvimento da ideia.
“Nós pegamos a forma de sapato e criamos um acessório, que quando você acopla ele por cima da forma de sapato, ele ganha essa dimensão especial, que é necessária para você confeccionar a bota. O objetivo é a substituição da forma de bota, onde você não precisa mais fazer duas formas. Porque todas as medidas de comprimento, largura e circunferência do pé na região dos metatarsos e a largura do calcanhar é idêntica para a forma de sapato ou de bota. A grande diferença é dessa linha do pé que vai do calcanhar até o peito do pé, dali para cima”, explica.
Thiago recorda as desvantagens que foram analisadas durante o processo inovador. "Se eu fizer uma bota numa forma de sapato, a pessoa tenta calçar a bota e o pé não passa de jeito nenhum. Você não consegue calçar o sapato porque falta o espaço do movimento de jogar o bico do pé para baixo para você passar o pé pelo cano e depois acabar de calçar o sapato", justifica.
Teoria e prática
O jovem Igor Neves, de 19 anos, foi um dos estudantes que participou da ideia. Ele se formou no fim de 2017 no curso de aprendizagem industrial em mecânica de manutenção, e já vive as consequências do aprendizado na prática. Ele está há um ano numa empresa de calçados como mecânico de manutenção. Igor acredita que a Forma de Calçados 2 em 1 o fez evoluir enquanto futuro profissional da área.
“Esse processo serviu muito para mim, porque eu pude aprender que a gente pode estar sempre buscando coisas novas para inovar. E principalmente na parte econômica. E a nossa forma é muito barata e resistente. Pode ser aplicada em várias formas de sapato: botas e sapatênis. Então tem várias utilidades. A pessoa que comprar essa ideia e que adotar, vai ter uma grande economia na sua empresa”, afirma.
Agora, Igor traça novos objetivos para seguir evoluindo, tanto na teoria como na prática. “Estou sempre buscando novas ideias para fazer novos projetos. Agora estou pondo a mão na massa mesmo. Quando você trabalha, aí você vê o quão importante foi aprender aquilo (projeto)”, complementa.
A Mostra Inova tem como objetivo principal desenvolver ideias para beneficiar a indústria. O programa ainda contou com mais 24 processos inovadores, além da Forma de calçados 2 em 1. Ao todo, o estado de São Paulo participou com oito projetos na etapa nacional do Mostra Inova 2018.
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE