Data de publicação: 04 de Maio de 2019, 14:33h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:30h
O anúncio do corte de 30% na verba das Universidades Federais brasileiras feito pelo Ministério da Educação repercutiu entre especialistas, alunos e professores, na última semana.
Inicialmente, o corte de verba era destinado a apenas três universidades, que segundo o ministro Abraham Weintraub, tinham desempenho aquém do esperado e promoviam “balbúrdia”. Eram elas, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A fala de Weintraub quando afirmou as universidades promoviam balbúrdia foi dada ao jornal ‘O Estado de S. Paulo”. Na entrevista, o ministro disse que as universidades têm permitido que aconteçam em suas instalações eventos políticos, manifestações partidárias ou festas inadequadas ao ambiente universitário.
“A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”, disse. Ele deu exemplos do que considera bagunça: “Sem-terra dentro do campus, gente pelada dentro do campus”, afirmou.
O “Ilha de Vera Cruz” debate o corte de verbas para universidades federais. No papo, tiramos dúvidas com juristas, deputados e professores.
--
5 min: Jurista Carlos José Teixeira de Toledo, Conselheiro da Associação dos Procuradores do Estado de SP e doutor em Direito do Estado pela USP
18 min: Professora Dayane Pimentel, deputada Federal do PSL da Bahia e titular da Comissão de Educação da Câmara dos deputados
22 min: Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura do Governo Temer e deputado do Cidadania-RJ, suplente da Comissão de Educação Quarto
31 min: Cristina Castro-Lucas, professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB)
45 min: Marcelo Hermes, professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB)
-
Produção: João Paulo Machado e Bruna Goularte
Trabalhos técnicos: Lucas Rodrigues e Daniel Costa
Capa: Sabrine Cruz
Produto: Agência do Rádio Brasileiro
-
Entre em contato! Mande um e-mail para: podcastilhadeveracruz@gmail.com.
Ah, e não se esqueçam: nosso Twitter é @CruzIlha e nosso Insta é @podcastcruzilha