ZIKA: Pesquisa realizada na Paraíba estuda associação do vírus com microcefalia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: A luta contra microcefalia tem se intensificado em todo país. Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no início de abril, existem mais de quatro mil casos em investigação. Em todo país já são mais de mil e cem casos confirmados e cerca de mil e oitocentos descartados.
LOC: Somente a Paraíba teve 103 casos confirmados. Uma das frentes de trabalho do governo federal para tentar conter o avanço da doença são os estudos e monitoramentos sobre o vírus Zika. Uma ação conjunta entre o Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis dos Estados Unidos e o governo paraibano, por exemplo, realizou um desses estudos na região.
LOC: O resultado preliminar da pesquisa mostrou que as mães que contraíram o vírus Zika nos três primeiros meses de gestação tiveram aumentadas as chances de terem bebês com microcefalia. Mas, o diretor do Departamento de  Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch lembra que embora o período mais sensível tenha sido confirmado, é importante reforçar o cuidado durante toda a gestação.
SONORA Claudio Maierovitch
“Se você está grávida e vive em um dos Estados onde há aumento de casos de microcefalia, não deixe de realizar todas as suas consultas de pré-natal e fazer todos os exames que forem solicitados pelo seu médico. Muito importante também que você não utilize nenhum tipo de medicamento sem conhecimento e orientação do seu médico”.                                    
LOC: A microcefalia pode impedir o crescimento normal do cérebro do recém-nascido, além de provocar outras complicações do sistema nervoso central. A orientação do Ministério da Saúde é de que as gestantes adotem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti. A Secretária Estadual de Saúde da Paraíba, Roberta Abath, reforça o cuidado que cada um precisa ter.
SONORA Roberta Abath
 "O apelo que nós fazemos à população paraibana é o apelo de abrir as portas para os Militares e os agentes que estão auxiliando no combate ao Aedes. E que cada dono do seu espaço onde mora, cada dona de casa, cada pessoa entenda que o espaço é seu e que também tem que tomar conta após a visita desses agentes. É fundamental”.
LOC: Vale lembrar que para combater o mosquito e o vírus Zika é importante manter portas e janelas fechadas ou teladas, vestir de  preferência  calça comprida e camisas de manga longa e usar repelentes próprios para gestantes. Saiba mais acessando o site www.combateaedes.saude.gov.br       

 

Reportagem, William Nascimento 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.