XINGUARA (PA): Município tem 77 casos suspeitos de Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Quem vê Rosário e a esposa dele atualmente, saudáveis, trabalhando e realizando todas as tarefas do dia a dia, não imagina que eles fizeram parte dos 77 casos suspeitos de Zika em Xinguara. Eles tiveram dores fortes no corpo e febre alta durante dez dias. Muito debilitados, precisaram parar de trabalhar. Rosário conta que a doença ensinou uma lição a ele e à mulher.
 
TEC/SONORA: Rosário Cordeiro da Costa, agricultor
 
“Depois nós tomamos mais cuidado. A gente já não deixa mais. Qualquer coisa que possa empoçar uma água, nós já estamos indo e virando. A gente tem que se cuidar. Cada um tem que fazer por si, porque só quem sofreu mesmo para saber. É coisa sério, viu!?
 
LOC: Essa é uma atitude que você, morador de Xinguara, também pode tomar. Hoje a cidade tem apenas 22 agentes de saúde e endemias trabalhando para combater o mosquito transmissor da dengue e por isso Xinguara precisa da sua colaboração. Como reforça a coordenadora de epidemiologia de Xinguara, Cristiane Carvalho.
 
TEC/SONORA: coordenadora de epidemiologia de Xinguara (PA), Cristiane Carvalho
 
“Eu acredito que isso não é só em Xinguara. Você nunca tem a quantidade de pessoas que deveria ter para trabalhar, né? Então assim, que a população ajude, ligue entre em contato com a gente. Tem pessoas que realmente participam e chamar eles mesmo para a responsabilidade.”
 
LOC:  Fique atento aos possíveis criadouros do mosquito e evite que você e sua família tenham doenças como a Dengue, a Chikungunya e o Zika. Saiba como prevenir e combater o mosquito transmissor dessas doenças no internet. No site: saude.gov.br/combateaedes 
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.