VOCÊ SABE?: Inflação aumenta 0,38% em novembro, aponta IBGE; Saiba o que significa isso na economia

VOCÊ SABE?: Inflação aumenta 0,38% em novembro, aponta IBGE; Saiba o que significa isso na economia do país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 2 min 14 seg

REPÓRTER: Quem viveu os anos 80 sabe que na época era preciso fazer a compra do mês no mesmo dia em que o salário chegasse. O motivo era a inflação. Naquele tempo,  um dia o produto estava custando um preço, no outro já estava mais caro. Mas você sabe qual a relação que a inflação tem com o nosso salário? E o que realmente é inflação?

SONORA: dona de casa - Hilda Antonini

"Eu não vou saber explicar."

SONORA: estudante - Flávia Sena

"Meu pai disse que pela manhã comprava, vamos supor: arroz se fosse a tarde teria que levar o dobro, o triplo do dinheiro para adquirir a mesma quantidade."

REPÓRTER: A inflação é o aumento de preços dos produtos e serviços que ocorre em todos os setores da sociedade ao mesmo tempo. Como ela representa uma elevação nos preços, significa que, consequentemente, há uma desvalorização da moeda.Ela é causada por vários fatores. Um deles é o aumento muito grande do preço de um item básico na economia que pode contaminar os valores de outros produtos provocando uma alta em todos os bens e serviços. Por exemplo: se o preço do trigo subir muito, um pacote de macarrão vai logo ficar mais caro no mercado. De acordo com o economista, Róridan Duarte, a inflação tem uma importante relação com o salário dos brasileiros.

SONORA: economista – Róridan Duarte

"As suas rendas, ou seja, os salários sejam os lucros sejam os aluguéis, aquilo que compõe as diversas fontes de renda das pessoas não conseguem acompanhar na mesma velocidade a variação de preços, ou seja, a inflação. Então, se eu tenho uma determinada renda e, ao longo do tempo, os bens que eu consumo estão sendo elevados pela inflação, eu vou poder comprar menos esses bens, ou vou comprar menos quantidades ou vou ter que reduzir a variedade de bens que eu consumo."

REPÓRTER: E falando em inflação, o IBGE divulgou, nesta quarta-feira, que o índice subiu 0,38 por cento no mês de novembro. No acumulado dos 12 meses, o indicador ficou em 6,42 por cento. De acordo com o instituto, os vilões da inflação, nos últimos 30 dias, foram a carne, pelo terceiro mês seguido, a energia elétrica, o aluguel e a gasolina.

Reportagem, Victor Maciel 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.