VITÓRIA (ES): Planilhas eletrônicas ajudam no combate aos focos

Capital tem 180 mil imóveis

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Todas as 27 capitais do país estão mobilizadas no combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória montou um verdadeiro exército para combater o mosquito responsável por transmitir estas doenças. Ao todo, são 197 agentes de endemia e 403 de saúde que, com ajuda das Forças Armadas, Corpo de bombeiros e Defesa Civil, estão nas ruas da capital para vistoriar 180 mil imóveis. Mais de 734 mil imóveis em 73 municípios já foram vistoriados  em todo estado.
Em vitória também são utilizadas planilhas eletrônicas para fazer o monitoramento dos focos. Os agentes as utilizam com o uso de smartphones. Nesses aparelhos, eles registram as informações, como número de focos e localização de depósitos de água, que são transmitidos em tempo real via satélite para uma base de dados, onde os profissionais responsáveis recebem as informações e atuam no combate dos focos.
A recepcionista, Débora Nascimento, trabalha em uma academia em Fradinhos, bairro entre os mais infestados pelo Aedes em Vitória. Ela conta que o local de trabalho já foi visitado pelos agentes e que as dicas repassadas foram importantes para evitar que o mosquito nasça. Eles procuraram por ralos, caixas d’água, calhas e verificaram se estavam bem tampadas e limpas, afirma a recepcionista.
A recomendação do Ministério da Saúde é que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o Aedes, já que 70 por cento da população do mosquito nasce dentro de casa. Por isso, a participação da população é fundamental. Saiba mais na internet, no endereço:combateaedes.saude.gov.br
 
Com colaboração Augusto Aguiar, Reportagem Raphael Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.