VITÓRIA (ES): Hemocentro da cidade tem queda nos estoques de sangue de tipos negativos

Pela raridade do tipo sanguíneo, demanda pelo consumo é alta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A cidade de Vitória tem uma dificuldade na captação dos tipos negativos de sangue. Isso se deve ao fato de ser raro e por ser bastante utilizado. A diretora técnica do Hemocentro Coordenador do Espírito Santo, Alessandra Prezotti, comenta que o mais importante é realizar a captação desses doadores para que o hemocentro tenha sempre o estoque cheio. Ela também fala sobre a importância desse gesto de solidariedade para quem precisa.

TEC./SONORA: Alessandra Prezotti, diretora do Hemocentro Coordenador.

“Uma doação pode salvar até quatro vidas. Qualquer um de nós pode precisar de sangue em qualquer momento da nossa vida. Portanto, os estoques precisam estar seguros para que a gente dê assistência a nossa população. E agradecemos muito aos nossos doadores. Vamos incentivar aquela pessoa que ainda não doou para que possa doar e que possa ajudar a salvar vidas.”

LOC.: 41 vezes é o número que o bancário e voluntário há mais de 10 anos, Alvimar Rosetti, já contribuiu para o Hemocentro do Espírito Santo. Antes de virar um voluntário, ele tinha receio por ter contraído na infância uma hepatite. Após fazer os exames, que constataram que ele estava apto para a doação, tomou gosto pela prática. Ele comenta o prazer em ser um voluntário.

TEC./SONORA: Alvimar Rosetti, bancário.

“Doação cara, eu acho que tem que acreditar, que você tem que fazer o bem para as pessoas, sem olhar a quem, né? Ah, porque é parente, tem pessoas que necessitam. Quando você tem parente próximo, você sempre tem alguém para fazer isso por você. Agora tem pessoas que não teem essa condição, porque foi acometido por uma doença e não tem um parente para doar, não tem alguma coisa. Então, o voluntário, você está pensando nas pessoas que não tem uma condição, alguém para doar por eles.”

LOC.: Para doar sangue, você precisa estar saudável, pesar no mínimo 50 quilos e ter de 16 até 69 anos. O Hemocentro do Estado do Espirito Santo está localizado na Avenida Marechal Campos, no bairro de Maruípe. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete da manhã às sete da noite e, aos sábados, das sete a uma hora da tarde. O telefone do hemocentro é 3636-7900. Repetindo: 3636-7900. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.