VITÓRIA (ES): A conta da limpeza em casas abandonadas vai para o dono do imóvel

Salvar imagem

LOC: A Secretaria de Saúde e Vigilância está com oitenta agentes de saúde nas ruas de Vitória vistoriando casas e outros imóveis com o objetivo de detectar focos do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Mas esse não é um trabalho somente dos agentes. Você, que é morador da cidade, também tem que fazer a sua parte. Casas abandonadas são locais propícios para a criação de focos do mosquito, pois podem juntar, além do lixo, objetos que acumulam água da chuva, como pneus velhos ou mesmo uma simples tampinha de refrigerante. É bom lembrar que, pela lei, os agentes da Prefeitura podem entrar nessas residências se ficar comprovado que elas possuem focos do mosquito, o que ameaça a saúde da vizinhança. A medida só é tomada depois que as autoridades tentam entrar em contato duas vezes com o dono do imóvel. A gerente de Vigilância em Saúde de Vitória, Arlete Frank Dutra, explica que a Prefeitura faz a limpeza e manda a conta para o dono do imóvel porque ele não manteve o local limpo.  

 

TEC/SONORA: Arlete Frank Dutra, Gerente da Vigilância de Saúde de Vitória

 

 “Nessa integração com a Guarda Municipal, com a Vigilância Sanitária e os agentes de endemias, a gente entra nesse imóvel. E se for necessário fazer alguma limpeza, retirar material, nossa Secretária de Serviços também entra, e este procedimento é debitado na vida ativa deste imóvel. Este proprietário vai arcar com esse custo depois, dessa limpeza, se for necessária fazer”. 

 

LOC: Segundo a Secretária de Saúde, duas pessoas morreram de dengue este ano em Vitória. A doença tem quase quatro mil casos notificados. O aposentado Airton Sebastião, de 63 anos, já teve a doença e, mesmo antes disso, já achava muito importante manter os locais limpos e livres de água parada. 

 

TEC/SONORA: Airton Sebastião Paz, 63 anos, aposentado

 

 “Mesmo antes de ter Dengue, eu sempre tive essa preocupação. Na área que eu trabalho não deixo nada. Se tem uma lata, eu vou lá e viro, um copinho se tiver no jardim, não deixo, eu tiro e jogo no lixo”.

 

LOC: E o Airton Sebastião deixa um alerta. 

 

TEC/SONORA: Airton Sebastião Paz, 63 anos, aposentado

 

 “Quem nunca teve, o dia que tiver, vai ver o que é Dengue! É muito ruim!”

 

 LOC: Você só precisa verificar sempre se há água acumulada em pratos, embaixo dos vasos de planta, tampar a caixa d’água e não deixar acumular folhas de árvores nas calhas, por exemplo.  Se souber de casas abandonadas que podem ter focos do mosquito, denuncie para o Disk Vitória 156. A Dengue, a Chikungunya e o Zika deixam a pessoa de cama, sem condições sequer de se levantar. Saiba mais sobre o mosquito e o que ele transmite em saude.gov.br/combateaedes.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.