VITÓRIA (ES): 24 casos de Zika confirmados na Capital

50 casos foram confirmados em todo estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A cidade deVitóriatem 24 casos confirmados do vírus Zika, segundo o último balanço divulgado nesta semana pela Secretaria de Saúde Estadual do Espírito Santo.
A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela dengue e pela chikungunya.Para ajudar no combate aos focos, a capital conta com 600 agentes de saúde e endemias. Fradinhos, Bairro da Penha e Mapa da Praia são os bairros mais afetados pela infestação do mosquito.
A secretária de Saúde de Vitória, Daisy Koehler,convida a população para ajudar a combater o Aedes.
 
SONORA: Secretária de Saúde de Vitória – Daisy Koehler
 
“Eu gostaria de pedir a todos os cidadãos que recebam nas suas casas os nossos agentes comunitários de saúde, os nossos agentes de endemia. Eles são uniformizadose usam crachás. Abram as portas para eles, porque eles vão dar todas as orientações de como eliminar e acabar com os criadouros do mosquito.”
 
REPÓRTER: O Espírito Santo tem dois mil 642 casos suspeitos de infecção pelo Zika, dos quais 50 já foram confirmados. Além de Vitória, há seis confirmações em Cachoeiro do Itapemirim, cinco em Cariacica, quatro em Colatina, três em Vila Velha e três em Serra. Aracruz. Nova Venécia, São José do Calçado, Santa Teresa e Presidente Kennedy têm um caso confirmado cada. 
 
O Ministério da Saúde recomenda que a população dedique 15 minutos por semana para combater o mosquito transmissor do Zika, da dengue e da chikungunya.A orientação é acabar com os possíveis focos do Aedes aegypti fazendo a limpeza dentro de casa, nos quintais e em varandas.
Para saber mais, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.