VIOLÊNCIA: Núcleo Especializado atende homens no Pará

Homens acusados de violência doméstica contam com uma oportunidade de mudar de comportamento por meio do Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica e Familiar

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Homens acusados de violência doméstica contam com uma oportunidade de mudar de comportamento por meio do Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica e Familiar, (Neah), da Defensoria Pública do Pará. De acordo com dados do Núcleo, mais de três mil homens são cadastrados para participar do projeto. O Núcleo tem como objetivo garantir o direito de defesa do homem autor de violência doméstica e familiar e coibir previamente atos de violência doméstica. Cerca de setenta a cem homens são atendidos pelo Núcleo, como ressalta a coordenadora de projetos da Neah, Maria Vilma de Souza Araújo.
 
SONORA: Coordenadora de projetos Maria Vilma.
 
“Anualmente, a gente faz vários eventos na defensoria, atendendo uma demanda de cem, setenta homens pra trabalhar a prevenção. Aquele homem que já tem uma pena alternativa, a gente tenta colocar ele em grupo de reflexão, que são três meses de sessão para que ele venha receber um tratamento especializado com uma equipe psicossocial e trabalhar essa mudança de comportamento.  E a gente tem uma reincidência zero de todos que participam.”
 
REPÓRTER: Os homens acusados de violência doméstica que participam dos programas disponibilizados pelo Núcleo são encaminhados pelo Tribunal de Justiça do Pará, como explica a coordenadora de projetos Maria Vilma de Souza Araújo.
 
SONORA: Coordenadora de projetos Maria Vilma.
 
“São encaminhados pelo Tribunal de Justiça. O oficial de justiça vai intimá-lo que está sendo denunciado por algum crime ou que está com medida protetiva, que é o primeiro processo que entra na violência doméstica. A mulher dá uma queixa na delegacia, denúncia e imediatamente o delegado encaminha a medidas protetivas pro Tribunal de Justiça. Ele vem já com essas medidas protetivas. A maioria é encaminhado com processo do Tribunal de Justiça.”
 
REPÓRTER: Outras informações sobre Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica e Familiar, no site de www.defensoria.pa.gov.br ou pelo telefone, 3201-2700.         
 
Reportagem, Storni Jr.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.